A poetisa e activista social moçambicana Neide Sigaúque conquistou recentemente o título de campeã no Moz Slam 2023, Campeonato Moçambicano de Poesia Falada, realizado na cidade de Maputo.
Tudo aconteceu em uma noite de intensidade poética e talento inigualável, a quinta edição do evento, onde Neide, destacou-se não apenas pela sua eloquência, mas pela capacidade de transmitir emoção e reflexão através de suas palavras.
O evento reuniu finalistas de Maputo, representados por Elton Chone, Luís Ventura, Túlio Muchanga, Calvino Gove, além da própria Neide Sigaúque e Natacha Socre. De Quelimane, nomes como Assane Ramadane, Guerra M. Guerra, Nicolau de Jesus, Lasmim Caminho, Fernando Sozinho e Pereira Tomé que elevaram o nível da competição, apresentando uma diversidade de estilos, temas e paixão pela poesia.
Com uma mistura de ritmos, temas sociais e uma narrativa poética única, o Moz Slam 2023 não apenas celebrou a arte da palavra falada, mas também evidenciou o poder da poesia como uma ferramenta de expressão cultural e social em Moçambique. A vitória de Neide Sigaúque não apenas a consagrou como a melhor poeta do evento, mas também reforçou o papel da poesia como uma voz poderosa na sociedade contemporânea.
Por ter ocupado a primeira posição, Neide, carrega agora consigo, a responsabilidade de representar o país no mundial da poesia que terá lugar na França e no campeonato africano de poesia que terá lugar no Togo.