Connect with us

Fast Food

Musumbuluku Nhuvu abre uma janela para o passado moçambicano 

Publicado

aos

No próximo dia 06 de agosto, às 17:00 horas, o Anfiteatro d’A Politécnica em Maputo será palco da apresentação pública do livro “Mishu 1952 – 1975”, do autor Musumbuluku Nhuvu, também conhecido como Narciso Matos.

Nas palavras do autor, ao escrever estas memórias, ele visa, primeiramente, seus filhos Paula, José Carlos, Paulo e Fernando, seus netos Lwegy, Aaron, Liana, Adrielle e Micah, bem como seus sobrinhos e filhos destes, para os quais o colonialismo já é uma história distante. Nascidos após 1975, estas gerações cresceram e vivem em um Moçambique pós-colonial. De maneira semelhante ao que a geração do autor sente em relação às guerras de resistência e à penetração e ocupação portuguesas em Moçambique no final do século XIX, estas novas gerações veem esses eventos como história distante.

Com o intuito de oferecer uma visão, ainda que estreita e subjetiva, sobre o modo de vida, acesso à educação, lazeres e interesses da sua geração, Nhuvu deseja que as gerações mais jovens saibam como viveram, testemunharam e participaram na epopeia da libertação de Moçambique.

Nhuvu enfatiza a importância de múltiplas narrativas sobre esses tempos, destacando que todos os períodos históricos influenciam e condicionam o presente e o futuro. Ele espera que a geração atual e as futuras tenham à disposição registros escritos de grande variedade e diversidade, os quais são escassos para aqueles que nasceram e cresceram durante a era colonial, quando se ensinava que os africanos não tinham história.

Para mais informações sobre o evento, entre em contato com a Direção de Marketing e Comunicação da Alcance Editores através do e-mail comercial@alcanceeditores.com.

Musumbuluku Nhuvu (Narciso Matos) nasceu em Lourenço Marques (atual Maputo) em 1952, cresceu no Bairro Hlamba Nkulu, no Mbongolwene/Maria Caldeira, sendo o quinto de nove filhos de Txindi e Musumbuluku. 

Realizou o ensino primário na Escola Paiva Manso (Escola Primária do Alto-Maé) e o ensino secundário no Liceu António Enes (Escola Secundária Francisco Manyanga). Concluiu seus estudos superiores na Universidade de Lourenço Marques (atual Universidade Eduardo Mondlane) e na Universidade Humboldt, em Berlim. Atualmente, é casado, pai de quatro filhos, avô de cinco netos, e atua como professor e gestor universitário, com interesses em história e desenvolvimento, particularmente de Moçambique e África.

Continuar a ler

Fast Food

Bibas revela milagre da maternidade após lutar contra endometriose

Publicado

aos

A cantora Bibas, conhecida também por ser namorada do cantor Messias Maricoa, emocionou os fãs ao anunciar sua gravidez nas redes sociais.

Em um texto emocionante, ela compartilhou a luta contra a endometriose, uma condição que causa dor, incerteza e dificuldades para engravidar, e descreveu a gestação como um verdadeiro milagre.

“Eu gerei uma vida. Para muitos, isso poderia ser apenas uma frase comum… mas para mim, é um milagre”, escreveu Bibas.

No relato, a artista falou sobre os desafios enfrentados, incluindo exames constantes, cólicas intensas e momentos de angústia. Apesar das dificuldades, ela destacou a força da fé e a presença de Deus em sua vida, celebrando a gravidez como uma resposta divina e uma vitória sobre os obstáculos que a doença trouxe.

“Deus, em Sua infinita bondade, escreveu uma história diferente para mim”, afirmou Bibas, emocionando seguidores com a sua mensagem de esperança.

Bibas descreveu ainda a experiência como uma conquista não apenas física, mas espiritual. Para ela, carregar a bebé no ventre foi a confirmação de um propósito maior e uma oportunidade de gratidão constante.

“Eu carreguei no ventre não apenas uma bebé, mas a manifestação de um milagre. Todos os dias sou tomada por uma gratidão imensa”, concluiu, deixando claro que vê a gestação como um presente de fé e resiliência.

Continuar a ler

Fast Food

Mambas treinam ao som de K Marques

Publicado

aos

A seleção moçambicana de futebol, os Mambas, revelou recentemente um lado divertido e descontraído durante os treinos.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, os jogadores foram flagrados preparando-se para as sessões de treino enquanto dançavam ao som do hit “Aqui Tá Animar”, de K Marques.

A iniciativa mostra que, além da dedicação em campo, a equipa mantém o espírito leve e unido, motivando-se com música.

Continuar a ler

Fast Food

Quito Tembe: “É preciso dar dinheiro aos artistas”

Publicado

aos

O director da plataforma Kinani, Quito Tembe, abriu o seu coração recentemente para falar sobre a valorização dos artistas moçambicanos.

Durante a quinta gala dos Prémios Mozal Artes e Cultura, o gestor cultural destacou a necessidade de as instituições e empresas investirem financeiramente nos artistas, em vez de limitarem-se a oferecer certificados como forma de apoio.

Segundo Tembe, o sector artístico em Moçambique enfrenta falta de incentivos económicos, o que dificulta o crescimento e a profissionalização dos criadores.

A sua declaração surge como um protesto simbólico contra a ausência de políticas e investimentos que garantam a sustentabilidade do trabalho artístico no país, reforçando o apelo para uma mudança de atitude em relação à cultura e à arte nacional.

Continuar a ler