A Gala-Gala Edições anuncia o lançamento do livro “Traços de uma Vida de Superação”, da autoria do ex-Embaixador e ex-Secretário Executivo da CPLP, Murade Murargy. O evento decorrerá no Indy Village Hotel, no dia 4 de Setembro de 2025, pelas 17h, na cidade de Maputo. A conceituada jornalista Anabela Adrianopoulos será a mestre-de-cerimónias e a apresentação da obra estará a cargo do escritor Hélder Muteia.
“Traços de uma Vida de Superação” é um livro de memórias e sai sob a chancela da Gala-Gala Edições que, desta forma, dá continuidade a uma colecção de obras do mesmo género. Com cerca de 25 capítulos, o livro aborda, de forma frontal e ousada, o percurso do autor desde a infância, em Manjacaze, até à vida adulta.
A obra retrata as raízes e os destinos do autor e explora, de forma didáctica, os meandros das suas relações afectivas com a sua família, amigos e demais parceiros de jornada. Partilha episódios marcantes do seu percurso e explora, de forma detalhada, os dramas da transição do regime colonial para a Independência Nacional, observados a partir de Lisboa, onde se encontrava a residir, bem como a decisão corajosa de regressar ao país para se juntar aos esforços para a edificação de uma Nação livre e próspera. Murade Murargy não deixou de parte a sua visão sobre os processos da definição de uma Nova Ordem Económica Internacional. Como diplomata, em representação do país, apreendeu lições fundamentais que o ajudaram na sua carreira diplomática.
“Traços de uma Vida de Superação” tem, acima de tudo, um potencial didáctico e inspirador para quem quer olhar de frente para uma vivência de superação, rica em valores e ensinamentos.
Sobre o autor
Murade Murargy nasceu a 10 de Maio de 1946, em Manjacaze, Gaza. Licenciou-se em Direito, pela Faculdade Clássica de Direito da Universidade de Lisboa. Após o seu regresso a Moçambique, depois da Independência, iniciou a sua carreira diplomática, integrando o Ministério dos Negócios Estrangeiros, tendo exercido a função de Embaixador Residente de Moçambique em França, e não Residente na República Federal da Alemanha, Confederação Suíça, Irão, Palestina, Tunísia, Gabão, Mali, Costa de Marfim e Senegal (1984–1995); Embaixador Residente de Moçambique no Brasil e não residente na Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Venezuela (2006–2012).
Foi ainda Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa — CPLP (2012–2017). O auge da sua carreira ocorreu quando exerceu a função de Secretário-Geral, Chefe da Casa Civil, na Presidência da República (1995–2005). No momento em que escreveu o livro exercia, desde 2018, a função de Conselheiro Diplomático do Presidente da Guiné Equatorial.