A Embaixada dos Estados Unidos da América (E.U.A.) ao lado da Fundação Moreira Chonguiça criaram um programa, para desenvolver o sector das indústrias criativas em Cabo Delgado, através do projecto Êxodo Cultural.
No âmbito desta iniciativa, a Embaixada concedeu à Fundação uma subvenção em 2023 para capacitar pelo menos 30 jovens artistas em Pemba e distritos vizinhos, visando orientá-los sobre como utilizar os seus talentos para impactar positivamente as suas comunidades e gerar rendimentos.
Recentemente, dez dos participantes viajaram para Maputo com o objectivo de aprofundar os seus conhecimentos sobre o sector das indústrias criativas. Segundo escreve o portal Cameraman, a parceria entre a Embaixada dos E.U.A. e a Fundação Moreira Chonguiça não só visa promover as indústrias criativas, mas também elevar a música como uma ferramenta crucial de empreendedorismo, liderança e autonomia financeira em Cabo Delgado, uma região que tem enfrentado desafios de extremismo violento desde 2017.
Esta subvenção faz parte do fundo de estabilidade dos Estados Unidos, denominado Estratégia dos E.U.A. para Prevenir Conflitos e Promover a Estabilidade, lançado em 2022.