Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the fast-indexing-api domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wptbox/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio zox-news foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /var/www/wptbox/wp-includes/functions.php on line 6121
Moçambique é o país africano com mais concorrentes ao prémio Oceanos  – Xigubo
Xigubo

Moçambique é o país africano com mais concorrentes ao prémio Oceanos 

Moçambique, conta com 31 livros a concorrer para o Prémio Oceanos, tornando-se no país africano com mais obras inscritas, num dos maiores e relevantes concursos de literatura da língua portuguesa.

O galardão é avaliado em 250 mil reais brasileiros (3.311.028,06 meticais), sendo 120 mil (1.589.293,47 meticais) para o primeiro colocado, 80 mil (1.059.528,98 meticais) para o segundo e 50 mil (662.205,61 meticais) para o terceiro.

Segundo escreveu o Notícias, esta é a edição com participação da África Lusófona mais expressiva, com 121 por cento a mais do que a anterior. No total, foram recebidos 62 livros de autores de Angola (18), Cabo Verde (oito), Guiné-Bissau (três) e São Tomé e Príncipe (dois). Concorrem 2452 escritores de 17 nacionalidades, com obras publicadas em mais três países, nomeadamente Brasil, Portugal e Estados Unidos.

Dentre os gêneros literários avaliados, a poesia, com 1130 livros, teve o maior número de inscrições, seguido de romances com 743, contos com 372, crónicas com 156 e drama com 51.

O júri é composto por 120 escritores, poetas, professores e ensaístas de sete países, entre eles os moçambicanos Teresa Manjate, escritora e pesquisadora, Elídio Nhamona e Artur Minzo, professores. O Oceanos-Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa é considerado um dos prêmios literários mais importantes entre os países de língua portuguesa. 

Exit mobile version