Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the fast-indexing-api domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wptbox/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio zox-news foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /var/www/wptbox/wp-includes/functions.php on line 6121
Moçambique Alemã recebe o resgate de memórias do Índico – Xigubo
Xigubo

Moçambique Alemã recebe o resgate de memórias do Índico

Lara de Sousa e Naír Noronha são as artistas por trás da nova instalação “Ocianútopia”, que será apresentada na galeria do Centro Cultural Moçambicano-Alemão nesta quarta-feira, 26 de Abril.

O projecto é resultado de um programa de residência artística da Iconoteca Histórica do Oceano Índico (IHOI), que visa reconstituir o “Património Iconográfico do Oceano Índico”, reunindo colecções iconográficas de sete países: Comores, Madagáscar, Maurícia, Maiote, Moçambique, Reunião e Seicheles.

O desafio das artistas foi resgatar memórias a partir de fotografias do arquivo da IHOI, oferecendo uma narrativa mais humanizada em relação ao conceito atribuído às mesmas fotografias durante o período colonial. O projecto é financiado pela União Europeia ao abrigo do OP INTERREG V, sendo o Franco-Moçambicano e o Arquivo Histórico as instituições anfitriãs de Moçambique.

Na quinta-feira, 27 de Abril, haverá uma sessão de conversa com as artistas sobre o processo criativo desta instalação, onde o público poderá conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido por Lara de Sousa e Naír Noronha.

Lara de Sousa é cineasta e artista visual, fundadora da Kulunga Filmes, uma produtora que tem como principal objectivo a produção de filmes por cineastas emergentes de países africanos de língua portuguesa e países da região austral de África. Já Naír Noronha, além de dançarina e performer, é formada em sociologia e se destaca pelo seu trabalho em temas como património cultural, identidade feminina e memória colonial.

Exit mobile version