Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the fast-indexing-api domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wptbox/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio zox-news foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /var/www/wptbox/wp-includes/functions.php on line 6121
Mia Couto soma mais uma homenagem – Xigubo
Xigubo

Mia Couto soma mais uma homenagem

Mia couto na Frelimo

Mozambican author Mia Couto poses at the bookstore Millepages in Vincennes, east of Paris, on June 19, 2015. AFP PHOTO / FRANCOIS GUILLOT (Photo by FRANCOIS GUILLOT / AFP)

A 9ª edição da Feira do Livro de Maputo, que ocorrerá entre os dias 27 e 29 de julho, será dedicada ao renomado escritor moçambicano Mia Couto. O evento contará com conferências e debates com convidados ligados ao autor e à literatura lusófona.

Organizada pelo Concelho Municipal de Maputo em colaboração com várias instituições, a Feira do Livro de Maputo tem como tradição homenagear escritores em vida e patronos a título póstumo. Este ano, o evento escolheu o poeta e nacionalista Rui de Noronha como patrono. Noronha, que se destacou por formas mais libertas de constrangimentos e por abordar temas relacionados às tradições nativas de Moçambique, como no celebrado poema “Quenguelequêzê”, recebeu a homenagem póstuma.

Além do homenageado, a organização revela que escritores e embaixadores dos Países de Língua Portuguesa acreditados em Moçambique também estarão presentes no evento.

Cristina Manguele, coordenadora da Feira do Livro de Maputo, afirmou que “a escolha tanto do patrono como do homenageado deve-se ao fato de terem escrito livros que são muito celebrados na literatura moçambicana e da língua portuguesa, espelhando de forma muito peculiar a situação da segregação racial, negritude, moçambicanidade, guerra civil e o renascimento que se operou depois do fim dos conflitos”.

Mia Couto é um dos escritores mais renomados de Moçambique e já foi agraciado com diversos prêmios literários, incluindo o Prêmio Camões, o mais importante da língua portuguesa. Nascido em 1955 na cidade de Beira, em Moçambique, Couto é conhecido por sua escrita poética e inventiva que aborda temas como a identidade, a história, a natureza e a complexa relação entre o homem e o ambiente.

Exit mobile version