Connect with us

Fast Food

Mia Couto distancia-se da frase: Quer um homem que não minta e nem traia? Vai morrer solteira minha filha

Publicado

aos

Circulou nas redes sociais entre as páginas a frase “Quer um homem que não minta e nem traia? Vai morrer solteira minha filha” retirada de uma das obras de Mia Couto, “Mulheres de Cinza” no capítulo 27, onde um personagem aconselha ao outro sobre o assunto, porém a frase foi tirado do contexto e atribuída a Mia Couto como sua opinião.

Algo, que o moçambicano Mia Couto veio a público esclarecer a má interpretação equivocada de sua obra por parte de alguns blogs como é o caso do “Alerta Moçambique”

Em uma nota, divulgada pelo Blog, Couto afirma ter ficado surpreso ao ver o blog atribuir-lhe uma defesa de uma ideia oposta à sua opinião e acção.

Após ma conversa telefônica, o blog retificou a interpretação. Couto explicou que a frase questionando a lealdade dos homens casados, que foi usada para provar sua defesa da poligamia, foi retirada do contexto em que uma personagem chamada Imani lembra os comentários da mãe sobre o casamento.

“Esses comentários não podem ser confundidos com a minha opinião“ Mia Couto.

O autor destacou a importância da diferenciação entre as falas dos personagens e a opinião do escritor ou da escritora em uma leitura de textos ficcionais.

Couto afirmou que se preocupa com esse tipo de mal-entendido e que seu papel público é didático, não apenas na defesa dele, mas também da própria literatura.

Continuar a ler

Fast Food

Yuri da Cunha rende-se ao discurso de Paulina Chiziane no evento da Forbes

Publicado

aos

Por

Recentemente a escritora moçambicana Paulina Chiziane foi agraciada com o prêmio na categoria “Individualidade Responsabilidade Social” pela Forbes em Angola. 

Seu discurso, marcado por profundidade e comprometimento, recebeu elogios do músico angolano Yuri da Cunha.

Em uma publicação em seu perfil no Instagram, Yuri da Cunha destacou as palavras de Chiziane, que enfatizaram a importância da conscientização e do respeito às raízes africanas. 

Continuar a ler

Fast Food

Amílcar Rajá prepara lançamento da intimidade das sementes

Publicado

aos

O autor moçambicano, natural de Nampula, Amílcar Armando Rajá, vai lançar o livro de narrativas “A Intimidade das Sementes”, que será apresentado por AC Guimarães em um evento aberto ao público no próximo dia 26 de abril, na Mediateca do BCI, na Cidade de Nampula. A obra, com 90 páginas, é uma coletânea de prosa que compreende 10 microcontos e sete contos.

Rajá, que recebeu menção honrosa no Concurso Literário Um Hino ao Império Brasileiro, com o texto “A Poderosa Voz do Escravo”, traz em “A Intimidade das Sementes” narrativas que abordam diferentes temáticas e passeiam por diversos cenários, transportando os leitores para mundos imaginários, mas com personagens comuns. Sua inspiração para escrever vem da beleza da natureza e do entendimento de que “a existência humana é a essência de toda beleza”.

Para Daniel Mabjaia, que prefacia o livro, “as características desta obra são, por si só, multifacetadas”, e completa: “aqui, dramas de vidas e vivências são descritos com o intuito de encantar. São histórias que se confundem com estórias”.

O evento conta ainda com uma sessão de venda de livros e autógrafos, proporcionando aos leitores a oportunidade de interagir diretamente com o autor.

Continuar a ler

Fast Food

Ex-Amicíssimas preparam chegada no Maningue Magic

Publicado

aos

Por

A série “Ex-Amicíssimas”, uma produção original moçambicana, está pronta para estrear em maio na DStv, posição 503, e GOtv, posição 8. Criada por Lorna Zita e dirigida por Ivo Mabjaia, Gil Nota e JJ Nota, a série promete emocionar o público com sua trama envolvente.

Composta por 13 episódios de 25 minutos, a história gira em torno de um grupo de cinco amigas que se reúnem após 10 anos para enfrentar desafios pessoais e profissionais. Misturando drama e comédia, a série explora o lado complexo das relações de amizade feminina, destacando tanto o apoio e alegria quanto os conflitos que podem surgir.

Com um elenco de peso, incluindo Moya Langa, Nelson Nhachungue, Jaciara Pinto, Aurélio Nhantumbo Jr., Silvana Pombal, Geca Gledse, King Leví, Abdil Juma, e outros, a série foi gravada em Maputo, explorando a diversidade urbana da cidade e proporcionando uma narrativa envolvente que promete cativar o público.

Continuar a ler