Connect with us

Fast Food

Melchior Ferreira e Bill Boy lançam filme “Vândalos”

Publicado

aos

Os realizadores moçambicanos Melchior Ferreira e Bill Boy lançam o filme ‘Vândalos’ esta terça-feira, 13 de Maio, às 19h00. O documentário a ser apresentado no auditório do Centro Cultural Franco-Moçambicano, em Maputo, é um pretexto para expor, com honestidade brutal e beleza visual, as camadas invisíveis da juventude urbana moçambicana.

Produzido de forma independente, com uma equipa comprometida e apaixonada, o filme nasce da colaboração entre dois criadores que estão a transformar a cena artística moçambicana: Melchior Ferreira, director criativo, realizador e storyteller, e Bill Boy (Américo Bila), realizador e storyteller visual.

Num país onde os sonhos muitas vezes se perdem no caos do dia-a-dia, ‘Vândalos’ dá voz a uma juventude marginalizada, mas resiliente. A história acompanha Lembranço, um jovem vendedor ambulante, ou “chips boy”, que vive diariamente o estigma de ser considerado um “molwene” – um vândalo sem futuro. Mas por detrás dos rótulos, esconde-se um jovem com talento, esperança e ambição.

Este curta-metragem de 15 minutos é um retrato íntimo da sua luta por dignidade e mudança, numa sociedade que tantas vezes vira o rosto àqueles que mais precisam de ser ouvidos.

“O que começou como uma ideia solta transformou-se num filme que me desafiou profundamente. Quis contar uma história real, visceral, sobre quem somos e quem tantas vezes é deixado para trás”, destaca Mechior Ferreira, acrescentando que ‘Vândalos’ é sobre os nossos jovens, os nossos sonhos e as nossas dores. “É um espelho do presente, mas também uma janela para um futuro possível”, realça.

Depois da apresentação, a equipa tem em perspectiva a exibição do filme em festivais internacionais e locais de cinema independente, criar impacto social através de exibições comunitárias e debates pós-filme, bem como estabelecer parcerias com plataformas de ‘streaming’, imprensa e instituições com o objectivo de estimular o diálogo sobre exclusão social e juventude moçambicana.

“Vândalos” é um filme da autoria de Melchior Ferreira produzido pela Codeclife e Panic Station e conta com o apoio da Create Moçambique. Antes mesmo da sua estreia oficial, o curta-metragem já foi seleccionado para cinco festivais de cinema internacionais e venceu o prémio de Melhor Filme de Curta-metragem no Cinalfama Film Oservatory, em Portugal.

Continuar a ler

Fast Food

Maxh usa sua arte para ajudar vítimas das cheias

Publicado

aos

Maxh: A Arte de Encantar Audiências Através do Humor e Criatividade

O criador de conteúdos moçambicano Maxh e a sua esposa realizaram recentemente uma transmissão em directo nas redes sociais com o objectivo de angariar fundos para apoiar as vítimas das cheias que têm afetado várias regiões de Moçambique.

A iniciativa solidária surge num contexto de grande dificuldade para centenas de famílias que perderam bens. A transmissão mobilizou seguidores do casal a contribuírem com donativos em apoio aos mais necessitados.

Os valores arrecadados durante a live foram direcionados às vítimas, através do casal e de parceiros envolvidos na acção, que recorreram à sua influência nas redes sociais para sensibilizar e promover a solidariedade.

Continuar a ler

Fast Food

Chelseo Pagule sauda primeira dama pelo incansável espirito de trabalho

Publicado

aos

O criador de conteúdos e assessor de imprensa da Primeira-Dama de Moçambique, Chelseo Pagule, manifestou publicamente a sua admiração pelo trabalho desenvolvido pela esposa do Presidente da República, Gueta Chapo, destacando a sua bravura, dedicação e incansável espírito de serviço ao país.

Numa publicação feita recentemente nas redes sociais, Pagule considerou a Primeira-Dama como a “Mulher do Ano ”, sublinhando o seu papel inspirador na liderança de iniciativas sociais e no apoio às comunidades mais vulneráveis. Segundo o assessor, a Primeira-Dama tem demonstrado uma capacidade ímpar de liderar com empatia, transformar desafios em oportunidades e levar esperança a muitos moçambicanos.

“O seu exemplo deixa marcas profundas e mostra que, com coragem e compromisso, é possível fazer a diferença todos os dias”, escreveu Chelsea Pagule, reforçando a dimensão humana e o impacto social das ações protagonizadas pela Primeira-Dama.

Continuar a ler

Fast Food

Radjha Ally abre a 19.ª edição do au fil des voix

Publicado

aos

Por

O artista moçambicano Radjha Ally abre a 19.ª edição do prestigiado festival Au fil des voix, que decorre em Paris, França, entre 29 de Janeiro e 14 de Fevereiro.

O evento oferece aos artistas uma plataforma sólida de criação e visibilidade, reunindo figuras emblemáticas, projectos consagrados e talentos emergentes.

A presença de Radjha evidencia o talento da música moçambicana e reforça o papel do festival como um espaço de descoberta e promoção da diversidade musical.

Celebramos esta conquista e orgulhamo-nos de ver a música moçambicana brilhar no cenário internacional.

Continuar a ler