Fast Food
Mel Matsinhe apresenta “Translúcida, Tilu e o Mar”
- Share
- Tweet /var/www/wptbox/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 67
https://xigubo.com/wp-content/uploads/2025/09/Xigubo-Daniel-Jacinto-10-1000x600.jpg&description=Mel Matsinhe apresenta “Translúcida, Tilu e o Mar”', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Pin This Post">
A multifacetada artista e escritora moçambicana Mel Matsinhe prepara-se para apresentar ao público a sua mais recente obra literária, intitulada Translúcida, Tilu e o Mar, no próximo dia 23 de Setembro de 2025, pelas 17h00, no Galeria do Porto, em Maputo.
O livro sai sob a chancela da Xiluva Arte Edições e aborda a inclusão como chave de solução em relação a desafios de uma comunidade: crianças, adolescentes, adultos, idosos, pessoas com e sem educação formal, todas têm algo para contribuir para ultrapassar os desafios relacionados ao meio ambiente.
“Quem disse que as crianças não têm ideias valiosas? A partir de um encontro misterioso, a pequena Tilu compreende a dimensão holística na vida e na comunidade, e inicia, assim, um movimento colectivo de resgate da vila”, diz a autora.
Dirigida ao público infanto-juvenil, esta é uma obra que procura elevar o que de melhor existe nas comunidades e nas pessoas.
Translúcida, Tilu e o Mar é a segunda obra infantil da autora, após O Tambor de Nacito, apresentado em 2021.
O evento de apresentação da obra contará com a presença de adolescentes da Escola de Artes Xiluva, e com o actor Dadivo, bem como o escritor Eduardo Quive.
Sobre a autora:
A carreira de Mel Matsinhe é marcada por uma dedicação à liberdade da criança de ser e criar, com especial atenção às crianças no espectro autista, com as quais desenvolve o ensino do piano como terapia.
É fundadora da Escola de Artes Xiluva, e directora do Njingiritana, Festival da Criança . Em 2022, foi reconhecida pela revista Bantumen como uma das 100 personalidades mais influentes da lusofonia.
Matsinhe é um nome incontornável no sector criativo, dado o impacto do seu trabalho dentro e fora do país, onde se destaca como activista para o desenvolvimento deste sector.
Fast Food
Dilson e Puto Aires orgulham Gabriel Junior na Gala dos Media Club Awards
A 3.ª edição dos Media Club Awards 2025 celebrou o talento e a dedicação dos profissionais da comunicação moçambicana, destacando entre os vencedores Aires Cossa e Dilson Cossa.
Dilson Cossa foi distinguido com o prémio de “Comunicador Revelação”, reconhecimento que reflete o seu crescimento notável e o impacto do seu trabalho no programa Sensacional.
Aires Cossa conquistou o prémio de “Apresentador Destaque de Entretenimento”, resultado da forte votação do público que acompanha o seu desempenho no programa Batidas, onde tem demonstrado carisma, criatividade e uma ligação autêntica com os telespectadores.
Fast Food
Naruto considera batalha com Nikotina um favor ao rapper
O gladiador moçambicano Naruto revelou recentemente no Podcast da Rapodromo, que não se sente pressionado pela batalha com Nikotina.
Segundo Naruto, ele está confortável e não precisa provar nada, diferente do seu adversário que precisa dessa batalha para mostrar que ainda sabe gladiar.
O gladiador foi mais além ao afirmar que já não precisa se impor e nem conquistar respeito de ninguém.
Fast Food
Ildefonso Colaço guia Caminhos Urbanos ao Instituto Guimarães Rosa
O fotógrafo Ildefonso Colaço inaugura, nesta quinta-feira, 23 de Outubro, às 18h30, a exposição “Caminhos Urbanos”, no IGR – Instituto Guimarães Rosa, em Maputo.
A mostra apresenta os corpos que se metamorfoseiam e oferece um olhar sobre a cidade, onde, vista de cima, se percebe uma certa ordem no caos das avenidas, bairros e do mar que limita o seu alcance.
A inauguração integra a programação do festival Cidade nas Mãos, que propõe uma série de actividades culturais e literárias na cidade. O programa inicia-se às 17h com a feira do livro e uma conversa com escritores, proporcionando aos visitantes uma experiência completa antes da abertura da exposição.
A entrada é livre e a iniciativa é organizada pela Catalogus em parceria com a Embaixada da Espanha em Moçambique.
O festival Cidade nas Mãos reforça a importância da cultura urbana e da literatura, convidando o público a explorar a cidade através da arte, da fotografia e da palavra.