Xigubo

Mega Jr. possuía mais carisma e capacidade para prosperar musicalmente

No contexto da versatilidade, Mega Júnior possuía mais carisma e capacidade de adaptação para prosperar musicalmente do que o Duas Caras , hoje.

Apesar do enorme talento que Duas Caras demonstra, que teoricamente lhe permitiria explorar e destacar-se em diversos estilos musicais, a realidade, e de acordo com a sua prestação, refuta essa premissa. Talento não é sinónimo de versatilidade. É possível possuir talento sem, no entanto, ser versátil, o que parece ser o caso de Duas Caras. Versatilidade refere-se à capacidade de se adaptar e obter sucesso em várias áreas ou situações diferentes. Nisto, para que melhor compreendamos esta constatação, devemos sublinhar os conceitos ‘adaptação e sucesso’, que norteiam a versatilidade.

Contrariamente, Mega Jotta , que, em tempos, foi duramente criticado por Duas Caras por explorar a sua criatividade artística, parecia enquadrar-se mais na versatilidade. Mega Júnior foi uma grande promessa para o pop moçambicano nos anos 2006/7/8. Embora não possuísse um talento excepcional, demonstrou versatilidade ao adaptar-se e obter sucesso fora do estilo Rap, tendo se destacado no estilo moçambicano Pandza e lançado inquestionáveis sucessos. Lamentavelmente, os preconceitos existentes na comunidade Hip Hop, nesse tempo, amputaram não apenas a carreira de Mega Júnior, sendo um ‘produto’ desse campo, mas também o estilo musical Pandza, que fora baptizado como o ápice do pop moçambicano.

Hoje, Duas Caras, que também procura desenvolver a sua versatilidade, mais uma vez (fê-lo enquanto membro do grupo Xtaka Zero) enveredando pelo mesmo caminho outrora trilhado por Mega Junior, infelizmente, não consegue fazer valer a sua tentativa de inovação.

Desta análise, podem-se extrair duas conclusões: Duas Caras possui um talento natural extraordinário para o Rap, mas não parece ter a mesma versatilidade musical. Já Mega Júnior, embora não possuísse um talento natural para um estilo musical específico, demonstrou habilidades e a capacidade de se ajustar a outros contextos musicais fora do Rap.

Por : Abinelto Bié

Exit mobile version