Foram revelados no dia de ontem, os vencedores da quarta edição do Prémio Literário Fernando Leite Couto, onde Maya Macuacua com o livro de romance “Diamantes pretos em meio a cristais” ocupou a primeira posição, e Geremias Mendoso, com o livro de contos intitulado “Quando os mochos piam”.
Nas suas obras os autores, Maya, traz três épocas diferentes com personagem da mulher, enquanto que Mendoso, assume o papel de mensageiro que, através do seu choro, anuncia a morte de um parente ou de alguém próximo.
Nesta edição,dedicada à prosa, algo pouco assistido aconteceu, dois participantes partilharam o mesmo lugar, levando para casa o prémio ex-aequo. O júri desta edição, 2022, foi composto pela radialista Conceição Siueia, o jornalista José dos Remédios, a cátedra Conceição Siopa, e os escritores Francisco Noa e Albino Macuacua, que tiveram a decisão de selecionar os melhores, entre os 5 finalistas.
Os dois vencedores deste concurso, vão dividir e encaixar em seus bolsos 150 mil Meticais, podendo também editar os textos submetidos no concurso e participar no Festival do Fólio, em Portugal.