Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the fast-indexing-api domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wptbox/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio zox-news foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /var/www/wptbox/wp-includes/functions.php on line 6121
Malangatana, uma fonte de inspiração para Sebastião Coana – Xigubo
Xigubo

Malangatana, uma fonte de inspiração para Sebastião Coana

Durante a celebração do Dia dos Heróis Moçambicanos (3 de Fevereiro), o artista plástico Sebastião Coana, entregou ao Governador da Província de Maputo Júlio Parruque, acompanhado pela administradora da Vila de Manhiça Cristina Mafuno, e ao Presidente do Município Luís Munguambe, o monumento sustentável onde estão representados imagens do desenvolvimento e os feitos dos heróis da história de Moçambique.

Em sua intervenção, durante a cerimônia de inauguração, Sebastião Coana afirmou que em suas obras existe influência do falecido artista plástico Malangatana Valente Ngwenya (2011), pois o tem como figura de inspiração, tendo bebido muito dos seus ideais e pelo trabalho que realizou em prol da representação da cultura africana, as tradições, as opressões coloniais.


Para Sebastião Coana, a entrega do monumento, é a realização de mais um sonho, pois sempre teve vontade de fazer algo para localidade, lugar onde passou a sua infância e adolescência antes de rumar à China para sua formação académica.

No âmbito da promoção da cultura a nível nacional, várias iniciativas têm sido desenvolvidas pelo artista com o objectivo de promover os artistas, caso da pintura das ruas da baixa da cidade de Maputo, do muro do Mercado do Povo e das barreiras que ligam o Museu-Baixa enquadrados no projecto desenvolvido por Coana em parceria com o Governo de Moçambique com vista minimizar a mendicidade e dar oportunidade a jovens que queiram desenvolver seu talento artístico, dinamizar o turismo e revitalizar a estética urbana.

Exit mobile version