Joao Borges Namelo, um jovem poeta de 22 anos de idade, natural da província da Zambézia, vai representar a poesia moçambicana no Poetry Slam Championship, organizado pela World Poetry Slam Organization, entre os dias 12 e 15 de outubro do ano em curso, no Rio de Janeiro, Brasil.
João, é fruto da edição do Moz Slam de 2022, onde levou o público e os júris a loucura com a sua capacidade de declamar, que vem provando não ter fronteiras, de tal forma que neste ano, teve a oportunidade de representar Moçambique no Coupe du Monde Slam Poésie em Paris, França.
Importa referir que o Moz Slam, tem-se tornado numa referência no mundo da poesia ao dar voz e catapultar a imagem de jovens poetas que disputam um lugar de destaque neste mundo, de tal forma que já entregaram ao mercado, nomes como Ivandro Sigaval, Luis Ventura, Denise Fazenda, Ema de Jesus, dentre outros.
Com o seu início em 2018 o Moz Slam- Campeonato Moçambicano de Poesia Falada é um projecto anual que pretende incentivar a criação e revitalizar o cenário de poesia contemporânea por meio de performances públicas de Declamação Poética .
O Mozslam tem o formato similar ao de um sarau ou encontro de “spoken word” (Poesia falada). As regras básicas são: 3 poemas próprios, de no máximo 3 minutos cada poema, sem acompanhamento musical, figurino ou adereço.