A rapper moçambicana Iveth acredita firmemente no potencial de Moçambique para se destacar no mapa mundial da música, mas expressa preocupação com a tendência de focar em negatividades e questões superficiais em vez de promover a arte e cultura do país.
Em declarações recentes, feitas durante a sua passagem no Podcast, MozPod, Iveth ressaltou a necessidade de abandonar a busca por likes em assuntos banais e destacou a importância de uma abordagem mais positiva e unificada.
“Não estamos a falhar porque usamos línguas nacionais e português, não é nada disso”, afirmou Iveth, desmistificando possíveis barreiras linguísticas na promoção da música moçambicana.
A rapper frisa a importância da unidade entre os artistas e a comunidade, observando que países como a Nigéria dedicaram mais de 30 anos de esforço contínuo para alcançar o reconhecimento que têm hoje.
Iveth destaca a necessidade de Moçambique seguir o exemplo, trabalhando em conjunto para elevar a música nacional e conquistar seu lugar merecido no cenário global, e deixou claro que isso, não parte somente dos artistas, mas também por parte do governo que aplica taxas, que tendem a dificultar o trabalho dos artistas.