Connect with us

Cultura

Hamir da Silva, um fotógrafo além da percepção

Publicado

aos

Hamir da Silva, um fotógrafo além da percepção

Na fotografia encontrei uma vida” – Hamir da Silva

Podemos considerar o acto de fotografar uma forma de documentar momentos para posteridade, como também arte, quando envolve no seu processo um conceito, uma ideia, um sentido, o que facilita a percepção da mensagem que se pretende transmitir.

E é nesta linha de pensamento que apresentamos Hamir da Silva, fotografo há 7 anos e que descobriu o gosto durante a sua infância por intermédio do seu tio que tinha uma camera.

Ao longo do tempo foi ganhando gosto pelo lado artístico da fotografia de tal forma que em seus tempos livres investia em fotografar tudo que via, de forma a expressar através a sua visão dramática, feliz e neutra do mundo, e foi assim que passou a ter na fotografia um lugar de paz e sossego.

Em 2014, adopta um novo ângulo de abordagem em suas fotos optando por trazer ao público fotos surreais e cria o seu primeiro trabalho intitulado “Uma História de Amor”, que considera a primeira e a melhor fotografia que já tirou, tanto pela mensagem assim como pela sensação que atravessou seu corpo durante a produção e publicação.

Como forma de quebrar o tabu existente no mundo da fotografia onde considera-se a necessidade de equipamento de ponta para fotos com qualidade, Hamir da Silva iniciou um projecto onde mostra que nem sempre é preciso de tanto para fazer uma foto criativa e que expresse sentimentos e sonhos. Com ajuda de alguns aplicativos e sua abordagem surreal produz fotos que por um momento colocam em dúvida a percepção da realidade e nos introduzem a um mundo imaginário. Mas com a ajuda da explicação que disponibiliza tudo fica mais fácil de perceber.

Por conta da sua criatividade ocupou a segunda posição na “Viagem do plástico”, concurso de fotografia KATHLA, inserido no Festival Gala-Gala 2021, onde os concorrentes foram desafios a mostrar o percurso do saco plástico depois do seu descarte. Falando sobre o prémio, o fotógrafo revelou que foi uma das formas de sentir o seu trabalho valorizado e conhecer mais fotógrafos da área, de tal forma que passou a autovalorizar-se e realizou mais um sonho.

Como forma de dar continuidade e tornar destacável o trabalho que realiza, revelou a Xigubo que para além de pretender realizar uma exposição fotográfica onde irá expor seus sonhos e de outras pessoas com um tema ainda por pensar, em breve iniciará um projecto onde vai tornar a fotografia surreal em algo mais destacável e abrir espaço para que seus seguidores e amantes da fotografia possam o contactar de forma serem fotografados como nunca viram e passem a ter uma foto diferente e criativa, demostrando os sentimentos escolhidos por eles.

Cultura

Camões libera 50 Passos para a liberdade da ditadura

Publicado

aos

Por: Milton Herminio

O Centro Cultural Português Camões, em Maputo, inaugurou na segunda-feira (1) a exposição “50 Passos para a Liberdade: Da Ditadura ao 25 de Abril”.

Esta exposição visa evocar a viragem histórica representada pelo 25 de Abril, celebrando a conquista da liberdade e a construção da democracia, ao mesmo tempo em que oferece uma visão do passado e perspectivas para o futuro.

A Comissão Comemorativa dos 50 Anos do 25 de Abril divulgou a história do 25 de Abril entre os jovens, selecionando 50 eventos relevantes do período que vai desde a posse do último presidente do Conselho de Estado, Marcelo Caetano, até à publicação da Lei 7/74, em 27 de julho.

Óscar Monteiro, que foi adjunto de Marcelino na área do ensino, comentou: “Não me cabe fazer estas análises sobre a situação portuguesa”. A primeira notícia que ouvimos na Rádio França Internacional foi sobre “o golpe de Estado em Portugal, desta vez é sério”.

Continuar a ler

Cultura

A pedido do público, Cine-Teatro Scala exibe “Tragédia Da Vingança”

Publicado

aos

O Cine-Teatro Scala atende aos pedidos do público e apresenta, no próximo dia 25 de janeiro, às 18h, o filme “Tragédia Da Vingança”. 

A obra, dirigida por Malegino Benzane, narra a história emocionante de Ndjombo, um adolescente que, após perder a mãe no parto e ser criado pela tia, decide deixar Chókwè e partir para Maputo aos 12 anos em busca de seu pai. 

Envolvendo-se no mundo do crime, Ndjombo lidera uma quadrilha patrocinada pelo comandante da Polícia, conhecido como Chefe Dinheiro. Apesar das adversidades, o protagonista persiste no desejo de encontrar seu pai, e surpresas aguardam quando ele descobre que o pai está mais próximo do que imaginava. 

Mais fast food:

O elenco estelar inclui Laquino Fonseca, Bob Star e Chefe Dinheiro. Os interessados podem garantir seus ingressos directamente no Cine-Teatro, ao preço de 200 MT. Além disso, uma oferta especial de 100MT está disponível para estudantes.

O filme, também pode ser assistido, através da plataforma moçambicana de filmes, NetKanema.

Continuar a ler

Cultura

Kulera apresenta Cálice de Metáforas

Publicado

aos

A Editora Kulera anunciou no dia de hoje, o seu mais recente projeto literário, intitulado “Cálice de Metáforas”, focado na publicação mensal de e-books dedicados à poesia e à prosa poética. 

Este novo empreendimento busca destacar e promover talentos literários no cenário da poesia, proporcionando uma plataforma regular para a divulgação de obras inspiradoras e criativas.

Cada e-book de “Cálice de Metáforas” incluirá uma seleção cuidadosa de poemas ou prosa poética de um ou mais autores, cujas obras serão escolhidas por um júri composto por escritores, poetas e críticos literários. 

Este projecto surge como uma evolução do bem-sucedido “Um Conto por Mês”, realizado ao longo de 2023, que foi totalmente dedicado a textos em prosa, especialmente contos e crónicas.

Continuar a ler