A companhia de teatro Gungu, lançou a sua primeira produção teatral para o ano 2022 intitulada “Os Resitentes da Towen” no Cine Teatro Gilberto Mendes.
Durante o ano passado, assistiu-se vários cenários relacionados com o modo de vida na cidade de Maputo (actualmente apelidada por “Tawen/Towen”) caracterizados por construções desordenadas nos terraços, numa resistência dos munícipes em continuar na cidade justificando o alívio do custo de vida, o cenário repercutiu nas redes sociais, gerando memes, músicas e até um Rei (Ritto Fernandzez).
Neste novo ano, a resistência voltou a estar em destaque com a construção de portagens na estrada circular de Maputo, que liga a cidade capital dos bairros em expansão tornando assim difícil pensar em sair da Tawen, o trabalho apresentado pela companhia de teatro Gungu gira em torno desses dilemas.
A peça é exibida aos sábados, domingos e feriados e traz consigos actores como Ivano Hibraimo, Cecília Chirindza, Olívia Chaly, Frederico Matlombe, Yolanda Helena com encenação do Gilberto Mendes.
Fundada em 1992, a Gungu é um dos movimentos mais sólidos e consistentes, sendo que já apresentou mais de 60 peças ininterruptamente até 2019.