Connect with us

Fast Food

Fundação Fernando Leite Couto pronta para anunciar vencedor do prémio literário 2024

Publicado

aos

A Fundação Fernando Leite Couto vai revelar, em cerimónia, na próxima sexta-feira, dia 12 de Julho de 2024, às 18 horas, o vencedor do Prémio Literário Fernando Leite Couto, 6ª edição dedicada à prosa.  

Foram, ao todo, de 68 obras submetidas de igual número de autores, entre eles, 18 mulheres e 49 homens, provenientes de todo o país e moçambicanos a residir em Portugal e no Brasil.

O júri da 6ª edição do Prémio Literário Fernando Leite Couto foi presidido por Teresa Manjate (ensaísta), Gil Filipe (jornalista), Aurélio Cuna (ensaísta), Aíssa Mithá Issak (bibliotecária) e Agostinho Goenha (professor e ensaísta).

O Prémio Literário Fernando Leite Couto foi instituído em 2017 para promover e revelar novos talentos na literatura moçambicana, organizado anualmente e alternando-se entre os géneros da poesia à prosa. O prémio que é realizado com as parcerias do Moza, Câmara Municipal de Óbidos e Câmara de Comércio Portugal Moçambique, inclui o valor monetário de 150,000.00 MZN (Cento e Cinquenta Mil Meticais), a edição e publicação da obra vencedora, uma residência literária por 30 dias na cidade de Óbidos, em Portugal, participação no Festival Literário Internacional de Óbidos, para além de outras acções e eventos de promoção e divulgação da obra a nível nacional e internacional.

Este concurso já revelou seis autores, todos eles abaixo dos 40 anos, nomeadamente, Macvildo Bonde (2017), com o livro «A descrição das sombras», Otildo Justino Guido (2019), com o livro «O silêncio da pele», Maya Ângela Macuácua e Geremias Mendoso, ex-aequo, (2022), com os livros «Diamantes pretos no meio de cristais» e “Quando os mochos piam”, respectivamente e em 2023, revelou os autores Gibson João, com o livro «O Descalço [dos] Murmúrios» e Óscar Fanheiro «Incêndios à Margem do Sono».

Continuar a ler

Fast Food

Nelson Tivane soma 2 milhões em tempo recorde com “Mama’s Baby”

Publicado

aos

O músico moçambicano Nelson Tivane está em clima de celebração após alcançar a marca de 2 milhões de audições em apenas duas semanas com o tema “Mama’s Baby”, lançado ao lado da cantora Makhadzi.

Num tom emocionado, Tivane recorreu às redes sociais para agradecer aos fãs pelo apoio: “Muito obrigado a todos vocês, estou sem palavras. Mama’s Baby forever!”, escreveu, acompanhado de bandeiras moçambicanas e foguetes em celebração.

Continuar a ler

Fast Food

Mc Roger é o novo embaixador da Marca Made in Moz

Publicado

aos

MC Roger

O artista passa a representar oficialmente a marca nacional e reforça o orgulho de ser moçambicano

O músico moçambicano Mc Roger foi oficialmente nomeado Embaixador da marca Made in Mozambique, uma distinção anunciada com o apoio do Presidente Daniel Chapo, no âmbito da promoção dos produtos e talentos nacionais.

Conhecido pelo seu carisma e pela expressão “Patrão”, que se tornou uma das suas marcas registadas na cultura popular, Mc Roger celebra agora uma nova fase da sua carreira a de representar tudo o que se faz em Moçambique, desde a música até à produção local.

Continuar a ler

Fast Food

Internautas questionam fertilidade de Lourena Nhate

Publicado

aos

Por

Recentemente a cantora moçambicana Lourena Nhate, fez uma publicação onde promovia sumo de uma certa marca, até ai tudo parecia normal.

Porém, começaram a surgir comentários a questioanar porquê que a contora não tinha concebido até então, porem feito de forma sarcástica e como quem julga, algo que a cantora deixou claro na publicação que não gosta que se toque no assunto.

Mas nem tudo foram só pedras para Lourena, sua base de fãs com peso nas mulheres, ficou em defesa da artista e deu uma lição moral aos que faziam piadas com o assunto.

Continuar a ler