Entre os dias 23 e 29 de abril de 2023, foi realizado o Festival Internacional de Poesia em Xai-Xai (FIP), organizado pela Associação Cultural Xitende.
O evento foi realizado em diversas instituições, como a Universidade Save e o Conselho Municipal de Xai-Xai, com actividades como workshops, declamações de poesia, música e apresentações de livros.
Um dos workshops tratou do tema “cânone literário” e contou com a participação de escritores e estudiosos como José dos Remédios, Sávio Freitas, Vanessa Riambau Pinheiro, Gustavo Rickert, Iolanda Aldrei, Concha Rousia, Alexandre Brea Rodrigues e Samuel Pimenta, que refletiram sobre a interpretação e a definição do cânone literário em Moçambique, destacando sua dinamicidade e os factores que o influenciam.
Vanessa Riambau Pinheiro ressaltou a importância da academia moçambicana estudar mais seus autores para a construção de um cânone literário de dentro para fora.
O festival contou também com apresentações de teatro, poemas e música, abordando temas como trabalho infantil, gravidez precoce amor, dentre outros temas de interesse social. Além de lançamentos e apresentações de livros de autores nacionais e internacionais, como Samuel F. Pimenta, Savio Roberto Fonseca, Sónia Sultuane e Alberto Bia. Oficinas literárias também foram realizadas, como a “Literatura Contemporânea”, orientada por escritores de diferentes países.
O evento foi encerrado com a apresentação do livro “Quando o dia corre mal aos astros”, de Jorge de Oliveira escritor moçambicano.