Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the fast-indexing-api domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/wptbox/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio zox-news foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /var/www/wptbox/wp-includes/functions.php on line 6121
FIP discute literatura moçambicana em Xai-Xai – Xigubo
Xigubo

FIP discute literatura moçambicana em Xai-Xai

Entre os dias 23 e 29 de abril de 2023, foi realizado o Festival Internacional de Poesia em Xai-Xai (FIP), organizado pela Associação Cultural Xitende.

O evento foi realizado em diversas instituições, como a Universidade Save e o Conselho Municipal de Xai-Xai, com actividades como workshops, declamações de poesia, música e apresentações de livros.

Um dos workshops tratou do tema “cânone literário” e contou com a participação de escritores e estudiosos como José dos Remédios, Sávio Freitas, Vanessa Riambau Pinheiro, Gustavo Rickert, Iolanda Aldrei, Concha Rousia, Alexandre Brea Rodrigues e Samuel Pimenta, que refletiram sobre a interpretação e a definição do cânone literário em Moçambique, destacando sua dinamicidade e os factores que o influenciam.

Vanessa Riambau Pinheiro ressaltou a importância da academia moçambicana estudar mais seus autores para a construção de um cânone literário de dentro para fora.

O festival contou também com apresentações de teatro, poemas e música, abordando temas como trabalho infantil, gravidez precoce amor, dentre outros temas de interesse social. Além de lançamentos e apresentações de livros de autores nacionais e internacionais, como Samuel F. Pimenta, Savio Roberto Fonseca, Sónia Sultuane e Alberto Bia. Oficinas literárias também foram realizadas, como a “Literatura Contemporânea”, orientada por escritores de diferentes países.

O evento foi encerrado com a apresentação do livro “Quando o dia corre mal aos astros”, de Jorge de Oliveira escritor moçambicano.

Exit mobile version