A rapper e poetisa moçambicana Énia Lipanga e a escritora Nguyra Zene participam do Festival Mulheres Negras de Todo o Mundo, que será transmitido às 20 horas do dia 30 de Julho no canal de Youtube da Pensar Africanamente.
Segundo o comunicado que a Xigubo teve acesso, uma vez que as mulheres a nível mundial lutam todos os dias por si mesmas e pelos seus, contra o racismo e o patriarcado que estruturam a sociedade, por direitos, por cidadania e pela vida, organizam este evento, como uma forma de ampliar o diálogo e a visibilidade das suas questões e pautas prementes.
A realização deste evento, tem fortes laços com outras datas viradas ao enaltecimento feminino, assim como datas para recordar feitos de mulheres negras no Brasil e no mundo. De tal forma que O Pensar Africanamente, sentiu-se obrigado a celebrar essas datas numa edição especial da coluna MULHERES NEGRAS DE TODO O MUNDO, trazendo a potência poética e musical de mulheres de Angola, Moçambique, Alemanha, México, Colômbia e Brasil.
As artistas moçambicanas, vão juntar-se a Aleida Violeta do México, Ana Benedita Costa, Nilze Benedicto, Claudia Nascimento, Danuza Novaes, Roberta Tavares, Vilma Piedade, Matilde Charles do Brasil, Bárbara Santos da Alemanha, as angolanas Mahatu Isabel e Elisabete Ceita, Miriam Diaz e Yesenia Escobar da Colômbia.