No início deste mês, a plataforma de streaming NetKanema anunciou o vencedor do prêmio de filme mais assistido sendo o documentário “ECOS” o grande destaque do último mês de 2023, e merecedor dos 20 mil meticais.
Este filme, dirigido por Gigliola Zacara, havia estreado na plataforma durante o mês de Novembro e rapidamente conquistou a atenção do público, tornando-se não só o filme mais assistido em Dezembro, mas também em Novembro, um feito notável para a produção audiovisual moçambicana.
O NetKanema, uma plataforma dedicada à promoção e divulgação do cinema e conteúdo audiovisual de Moçambique, celebrou a conquista de “ECOS”, um documentário que não só impactou os espectadores, mas também recebeu reconhecimento nacional e internacional.
“ECOS” não é apenas um filme, mas uma janela para depoimentos corajosos de mulheres que enfrentaram a violência baseada no género e agora se encontram em reclusão no Estabelecimento Penitenciário Preventivo da Cidade de Maputo, conhecido como Cadeia Civil. O documentário oferece uma visão poderosa dessas histórias, destacando a resiliência e a força das mulheres diante de desafios tão difíceis.
A produção deste filme, uma co-produção do Centro de Recriação Artística, 7 Ofícios-Rede de Mulheres Artistas e Gigliola Zacara – Comunicação & Imagem, foi financiada pelo CESC – Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil, por meio do programa ALIADAS – Woman Voice and Leadership Mozambique, uma iniciativa do departamento de Relações Exteriores, Comércio e Desenvolvimento do Canadá.
Mais notícias:
- Depois de alcançar um milhão de visualizações no YouTube, Lukie prepara álbum
- “A Infiltrada” chega a angola
Além de sua presença na plataforma de streaming, “ECOS” teve um lançamento presencial em Agosto, com 21 exibições em vários espaços da Cidade e Província de Maputo, incluindo Centros Culturais, Estabelecimentos Penitenciários, Universidades e Bairros Suburbanos, com destaque para sua exibição na Procuradoria Geral da República e na XI Edição do Festival Nacional de Cultura.