Xigubo

É vez vez! Depois do povo chorar, artistas reclamam taxa de rodagem

Povo no poder

A subida da taxa de rodagem de 4 para mais de 8 mil meticais para a exibição de vídeos de artistas nas televisões nacionais tem gerado uma onda de reclamações por parte dos artistas moçambicanos. Como é o caso de DX Nuvunga, Valter Artístico, Twenty Fingers, Lourena Nhate dentre outros, manifestaram a sua insatisfação nas redes sociais, levantando questões sobre o que poderá ser interpretado como uma tentativa do governo de desincentivar a produção artística no país.

Para além disso, os artistas reclamam que a taxa de rodagem acfeta apenas os artistas nacionais, enquanto os estrangeiros passam sem pagar nada no país. A situação, segundo eles, cria um impasse ou mesmo uma barreira para a demonstração artística por parte dos moçambicanos.

Embora alguns artistas apontem para a possibilidade de que o governo não pretende que se faça música e vídeos no país, a Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, justificou o aumento da taxa de rodagem com o recente aumento do salário na função pública. Ela argumentou que, como resultado, as empresas de comunicação tiveram que ajustar as suas tarifas para lidar com os novos custos.

Ainda assim, as preocupações dos artistas moçambicanos são legítimas, e o governo deve levar em consideração as suas preocupações para garantir que o setor artístico continue a prosperar no país. Além disso, é importante que sejam criados canais de diálogo e transparência entre o governo e a comunidade artística, a fim de encontrar soluções para esses problemas que satisfaçam ambas as partes

Porém, enquanto os artistas reclamavam, e assinam suas publicações de reclamações, o povo antes rejeitado rí-se da situação e nega intervenção, uma vez que quando este pediu apoio alguns artistas optaram pelo silêncio

Exit mobile version