Fast Food
Dilon Djindji recebe visita da Ministra da Cultura no hospital
- Share
- Tweet /var/www/wptbox/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 67
https://xigubo.com/wp-content/uploads/2024/07/ministra-1000x600.jpg&description=Dilon Djindji recebe visita da Ministra da Cultura no hospital', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Pin This Post">
A Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, visitou no dia 20 de Julho, no Hospital Central de Maputo, o músico Dilon Djindji, que se encontra sob cuidados hospitalares desde a última segunda-feira.
Dilon passou mal no dia 15 de Julho e esteve sob cuidados intensivos. Neste momento, continua no Hospital Central de Maputo, mas fora da Unidade dos Cuidados Intensivos.
Depois de interagir com a equipa médica e ter mantido uma breve conversa com o músico Dilon, Eldevina Materula referiu que o ícone da Marrabenta agradece a todo apoio que as várias forças, entre instituições, individuais e o Governo, têm revelado. Dilon mostrou-se optimista quanto à sua recuperação.
“Viemos dar este abraço pessoalmente, e, mais uma vez, manifestar que estamos com ele e que somos muito gratos ao seu trabalho. Este é mais um gesto de carinho que estamos a demonstrar ao nosso mestre da Marrabenta”.
Materula apela à sociedade em geral para que apoie o músico, consumido os seus produtos (adquirindo CD), como melhor forma de prestar assistência tanto ao músico como à familia.
O filho do músico, António Dilon Djindji, disse que o seu pai está a registar melhorias, embora sofra recaídas, facto que preocupa a família. Entretanto, a família mostrou muita satisfação por todo apoio que está a ser prestado ao músico.
A Médica-Chefe em Serviço, Anilsa Daniel,
confirma que o artista está melhor e estável, mas ainda carece de cuidados especiais. “Ele entrou grave, mas demostra melhorias. É um doente que carece de atenção de todas equipas em serviço. Estamos empenhados em fazer o melhor”.
Dilon Djindji é uma figura proeminente no campo da música moçambicana, tendo tido um papel importante na afirmação do género Marrabenta.
Fast Food
Isabel Novella lança nova “Karingana”
A cantora moçambicana radicada em Lisboa, Isabel Novella, lançou recentemente o seu novo trabalho intitulado “Karingana”, uma canção que valoriza a tradição africana da oralidade e a transmissão de valores de geração em geração.
O videoclipe oficial da música está previsto para estrear no dia 5 de fevereiro, reforçando a proposta artística da cantora de resgatar narrativas ancestrais através da música.
Inspirada na expressão tradicional “Karingana ua Karingana”, usada para anunciar o início de uma história à volta da fogueira, a artista destaca o papel da voz na preservação da memória colectiva e na formação de identidades culturais.
Com uma sonoridade intimista e orgânica, a música combina elementos da tradição africana com influências contemporâneas, especialmente jazzísticas, convidando o público à escuta e à reconexão com as raízes culturais.
A produção da música está a cargo do músico e produtor Isildo Novela, irmão da cantora, numa colaboração artística próxima. Gravado entre Portugal e Dinamarca, “Karingana” marca o início de uma nova fase artística mais introspectiva e ligada à ancestralidade, antecipando o lançamento de um novo álbum previsto ainda para este ano.
Fast Food
Festival Marrabenta celebra 19ª edição com sessões solidárias para vítimas das cheias
A Marrabenta Set & Technology e parceiros anunciaram a 19ª Edição do Festival Marrabenta, o maior evento cultural anual de Moçambique, que decorrerá de 2 a 7 de fevereiro.
O festival celebra a rica herança musical moçambicana e presta homenagem aos músicos que promovem a marrabenta, um dos estilos mais emblemáticos da identidade cultural do país.
Nesta edição, o festival terá sessões itinerantes em centros de acolhimento de vítimas das cheias e inundações, incluindo Marracuene, Moamba, Matola, Boane e Xai-Xai. A iniciativa também está associada às comemorações do 131º aniversário da batalha de Gwaza Muthini, símbolo da resistência nacional contra o colonialismo português.
As actividades iniciam no dia 2 de fevereiro, na Casa da Marrabenta, em Cumbeza, com transmissão em directo pela Marrabenta TV Live, redes sociais e televisão. Artistas que marcaram as últimas 18 edições irão animar o evento, que alia cultura, tradição e solidariedade, apelando ao público para contribuir com doações para apoiar as comunidades afectadas pelas cheias.
Fast Food
Maxh usa sua arte para ajudar vítimas das cheias
O criador de conteúdos moçambicano Maxh e a sua esposa realizaram recentemente uma transmissão em directo nas redes sociais com o objectivo de angariar fundos para apoiar as vítimas das cheias que têm afetado várias regiões de Moçambique.
A iniciativa solidária surge num contexto de grande dificuldade para centenas de famílias que perderam bens. A transmissão mobilizou seguidores do casal a contribuírem com donativos em apoio aos mais necessitados.
Os valores arrecadados durante a live foram direcionados às vítimas, através do casal e de parceiros envolvidos na acção, que recorreram à sua influência nas redes sociais para sensibilizar e promover a solidariedade.