A Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, anunciou recentemente na cidade de Maputo, a chegada do programa “Construindo com a música”, que promete fortalecer as indústrias culturais e criativas no país.
Na cerimónia de lançamento do projecto, Eldevina Matrula explicou que com o projecto visa se contribuir para o desenvolvimento das indústrias culturais e criativas através do fortalecimento da indústria da música em Moçambique, influenciado
Segundo a Xigubo ficou a saber no local da realização do evento, os intervenientes do projecto acreditam que, podem impactar na vida social moçambicana em geral, fortalecendo as artes, uma vez que acreditam ser um dos factores-chave na criação e activação de processos de inovação, crescimento e desenvolvimento do país inteiro, não só do sector da cultura.
Cecília Balestra, representante dos parceiros, afirmou que a música é um instrumento de transformação de sociedades e desenvolvimento socioeconómico, na Itália e em Moçambique, daí a importância de desenvolver uma série de programas de intervenção focados na formação e no apoio ao melhoramento curricular nas instituições públicas que leccionam cursos de artes.
“O programa irá garantir a criação de ecossistemas capazes de estimular a inovação e a criação de novas empresas e o crescimento das existentes no sector artístico-cultural nas províncias de Maputo, Inhambane, Zambézia e Nampula”.
“Construindo com a música” irá durar três anos e, embora a incidência seja em quatro províncias, garantiu a Ministra da Cultura e Turismo, que o impacto será visível em todo o país, pois os beneficiários directos, secundários e terciários serão providos de habilidades e competências para o desenvolvimento das suas actividades.
O projecto é uma iniciativa que une o Ministério da Cultura e Turismo, a organização não-governamental AGAPE ONLUS da Itália, em parceria com Comune di Milano, Milano Música e Diapason, e é financiado pela Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS).