Xigubo

Conheça os artistas que encaixaram 120 mil Meticais em prémios

O Ministério da Cultura e Turismo de Moçambique promoveu a primeira Gala das Indústrias Culturais e Criativas em Maputo, reunindo artistas, criadores e divulgadores das artes em uma noite de celebração e reconhecimento. A iniciativa contou com a presença de parceiros do setor privado, que colaboraram com a premiação dos principais destaques das indústrias culturais e criativas, totalizando 120 mil meticais em prêmios.

O evento teve como objectivo motivar e reconhecer os criadores e principais atores dessas indústrias, em um momento de valorização da cultura moçambicana e de estímulo ao desenvolvimento do setor. Entre os premiados, destacam-se nomes como Milton Tinga na categoria de Design, a editora Fundza na categoria de Literatura, Manuel Bata nas artes plásticas, Mahla Filmes no cinema, Dance Artes na categoria de Dança e Djimmy Dludlu na música. Além disso, o prêmio Carreira foi entregue à consagrada escritora moçambicana Paulina Chiziane, que, infelizmente, não pode comparecer à cerimônia.

A premiação é uma iniciativa importante para fomentar o desenvolvimento das indústrias culturais e criativas em Moçambique, incentivando a produção artística e cultural no país e valorizando seus principais agentes. A colaboração do setor privado na premiação demonstra a importância da união entre os setores público e privado para o fortalecimento dessas indústrias, gerando renda e emprego para a população moçambicana.

A expectativa é que a realização da Gala das Indústrias Culturais e Criativas se torne uma tradição anual, impulsionando ainda mais o desenvolvimento do setor cultural e criativo no país e aumentando a visibilidade da cultura moçambicana no cenário nacional e internacional.

Exit mobile version