Connect with us

Fast Food

Como foi o lançamento de “Reinaldo Frederico” de Jay Arghh?

Publicado

aos

O músico moçambicano Jay Arghh dedicou o dia 10 de Fevereiro para entregar de mão em mão o seu primeiro álbum “Reinaldo Frederico”, num evento realizado na cidade de Maputo, onde, para além da compra deste disco e de camisetas do álbum, Jay conversou com seus ouvintes sobre o trabalho.

Jay, dono do trabalho discográfico “Yasuke” que carrega o mesmo conceito parecido com o álbum recém-lançado, exalta a cultura moçambicana através de figuras que, com seus feitos, colocaram Moçambique no mapa. Yasuke por ter sido o primeiro samurai moçambicano e Reinaldo Frederico, ou simplesmente Ngungunhane, Rei que lutou contra a ocupação colonial em Moçambique.

Escute o digital aqui

Composto por 22 faixas, contando com a introdução, inicia em “Enquanto eu viver” e termina em “Minha Vida”. O trabalho traz consigo um misto de estilos musicais, e no entanto, como uma montanha-russa, consegue dar uma aula de história a quem escuta sobre o império de Gaza e seus líderes, ao mesmo tempo que espalha mensagens sobre amor, episódios que seus fãs o fazem viver.

A caminho do Beer Garden, nada podia desviar as atenções de quem realmente desejava chegar a este evento, uma vez que mesmo sem indicações, o movimento de pessoas a entrarem e saírem de um só lugar já era um indicativo. Cada vez mais próximo, para além das músicas do álbum a tocar, uma lona com o nome do álbum indicava que estava no local certo.

Com hora de início às 10, apesar do estado de tempo ameaçar atrapalhar a situação, uma árvore ter caído quase nas mesas onde estavam as pessoas, nada foi páreo para a vontade dos fãs de adquirir o álbum, alguns compravam para si e outros para surpreender o crush no dia dos namorados.

Entre os presentes, uma variedade de caras conhecidas destacava-se, desde admiradores até outros músicos e rappers, todos unidos num propósito comum: celebrar o talento e a paixão pela música moçambicana.

Hernani da Silva, ainda por descobrir as melodias do álbum, expressou sua confiança no talento de Jay Arghh, enquanto Konfuzo 421, já familiarizado com as faixas, não hesitou em adquirir sua cópia física, cativado pelo conceito único do álbum.

Txiobullet, ainda sem o número da Yula, contou que mais do que apoiar um artista, era consumir algo que gostava, como moçambicano, pois é um amante de rap e fã de Jay Arghh, de tal forma que acredita que este nunca decepciona.

Continuar a ler

Fast Food

Mr Bow anuncia data de lançamento do seu novo álbum

Publicado

aos

Mr Bow

O músico moçambicano Mr Bow anunciou, através das suas redes sociais, a data de lançamento do seu próximo trabalho discográfico.

O artista marcou o dia 30 de Outubro, uma quinta-feira, como o momento escolhido para revelar o novo projecto.

Embora tenha confirmado a data, Mr Bow mantém em segredo outros detalhes sobre o álbum.

Continuar a ler

Fast Food

Radjha Ally celebra diversidade cultural de Moçambique com “Niine”

Publicado

aos

O músico moçambicano Radjha Ally lançou recentemente, o álbum “Niine”, disponível em todas as plataformas digitais.

A obra, composta por 10 faixas, celebra a diversidade cultural e espiritual de Moçambique, unindo tradição, emoção e ritmo num registo que reafirma a identidade musical de Moçambique, mas com destaque para a zona norte.

Mais do que uma simples produção discográfica, “Niine” é uma viagem pelas experiências humanas e sociais que marcam o quotidiano moçambicano, abordando temas como fé, família, amor e espiritualidade. Inspirado nos ritmos tradicionais Tufo e Nganda. O trabalho convida quem escuta a celebrar as raízes e valores culturais deixados pelos acestrais.

Entre os destaques do disco está a faixa “Maama”, uma homenagem comovente ao papel das mães na formação dos filhos. A música conta com a participação especial da cantora maliana Mamani Keïta, reconhecida internacionalmente por ter sido backing vocal de Salif Keita.

Continuar a ler

Fast Food

Elcides Carlos leva o jazz moçambicano ao palco a Durban

Publicado

aos

Por

O guitarrista e compositor moçambicano Elcides Carlos será o próximo artista a actuar no prestigiado Centre for Jazz & Popular Music da Universidade de KwaZulu-Natal (UKZN), em Durban, África do Sul. O concerto terá lugar no dia 22 de Outubro de 2025, às 17h30, no Dennis Shepstone Building (Nível 2).

Reconhecido como uma das vozes mais autênticas do jazz moçambicano contemporâneo, Elcides Carlos apresentará um espectáculo intitulado “Sense of Presence & A Twist of Benson”, que combina temas originais do seu álbum Sense of Presence com uma homenagem ao lendário guitarrista George Benson, intitulada “A Twist of Benson”.

O concerto faz parte da programação regular do UKZN Jazz Centre, uma das plataformas mais respeitadas da África Austral na promoção de artistas locais e internacionais. A actuação de Elcides Carlos reforça o diálogo musical entre Moçambique e a África do Sul, celebrando a diversidade e a vitalidade do jazz africano contemporâneo.

Elcides Carlos é guitarrista, compositor e docente moçambicano, com carreira internacional e participações em festivais de jazz em África e na Europa. Lançou o álbum Sense of Presence e é autor do livro A Mente de um Grande Guitarrista – Um Guia de Motivação Artística. A sua música reflecte uma fusão entre o lirismo do jazz moderno e as raízes rítmicas africanas.

Continuar a ler