Connect with us

Fast Food

Como foi o lançamento de “Reinaldo Frederico” de Jay Arghh?

Publicado

aos

O músico moçambicano Jay Arghh dedicou o dia 10 de Fevereiro para entregar de mão em mão o seu primeiro álbum “Reinaldo Frederico”, num evento realizado na cidade de Maputo, onde, para além da compra deste disco e de camisetas do álbum, Jay conversou com seus ouvintes sobre o trabalho.

Jay, dono do trabalho discográfico “Yasuke” que carrega o mesmo conceito parecido com o álbum recém-lançado, exalta a cultura moçambicana através de figuras que, com seus feitos, colocaram Moçambique no mapa. Yasuke por ter sido o primeiro samurai moçambicano e Reinaldo Frederico, ou simplesmente Ngungunhane, Rei que lutou contra a ocupação colonial em Moçambique.

Escute o digital aqui

Composto por 22 faixas, contando com a introdução, inicia em “Enquanto eu viver” e termina em “Minha Vida”. O trabalho traz consigo um misto de estilos musicais, e no entanto, como uma montanha-russa, consegue dar uma aula de história a quem escuta sobre o império de Gaza e seus líderes, ao mesmo tempo que espalha mensagens sobre amor, episódios que seus fãs o fazem viver.

A caminho do Beer Garden, nada podia desviar as atenções de quem realmente desejava chegar a este evento, uma vez que mesmo sem indicações, o movimento de pessoas a entrarem e saírem de um só lugar já era um indicativo. Cada vez mais próximo, para além das músicas do álbum a tocar, uma lona com o nome do álbum indicava que estava no local certo.

Com hora de início às 10, apesar do estado de tempo ameaçar atrapalhar a situação, uma árvore ter caído quase nas mesas onde estavam as pessoas, nada foi páreo para a vontade dos fãs de adquirir o álbum, alguns compravam para si e outros para surpreender o crush no dia dos namorados.

Entre os presentes, uma variedade de caras conhecidas destacava-se, desde admiradores até outros músicos e rappers, todos unidos num propósito comum: celebrar o talento e a paixão pela música moçambicana.

Hernani da Silva, ainda por descobrir as melodias do álbum, expressou sua confiança no talento de Jay Arghh, enquanto Konfuzo 421, já familiarizado com as faixas, não hesitou em adquirir sua cópia física, cativado pelo conceito único do álbum.

Txiobullet, ainda sem o número da Yula, contou que mais do que apoiar um artista, era consumir algo que gostava, como moçambicano, pois é um amante de rap e fã de Jay Arghh, de tal forma que acredita que este nunca decepciona.

Continuar a ler

Fast Food

Isabel Novella lança nova “Karingana”

Publicado

aos

A cantora moçambicana radicada em Lisboa, Isabel Novella, lançou recentemente o seu novo trabalho intitulado “Karingana”, uma canção que valoriza a tradição africana da oralidade e a transmissão de valores de geração em geração.

O videoclipe oficial da música está previsto para estrear no dia 5 de fevereiro, reforçando a proposta artística da cantora de resgatar narrativas ancestrais através da música.

Inspirada na expressão tradicional “Karingana ua Karingana”, usada para anunciar o início de uma história à volta da fogueira, a artista destaca o papel da voz na preservação da memória colectiva e na formação de identidades culturais.

Com uma sonoridade intimista e orgânica, a música combina elementos da tradição africana com influências contemporâneas, especialmente jazzísticas, convidando o público à escuta e à reconexão com as raízes culturais.

A produção da música está a cargo do músico e produtor Isildo Novela, irmão da cantora, numa colaboração artística próxima. Gravado entre Portugal e Dinamarca, “Karingana” marca o início de uma nova fase artística mais introspectiva e ligada à ancestralidade, antecipando o lançamento de um novo álbum previsto ainda para este ano.

Continuar a ler

Fast Food

Festival Marrabenta celebra 19ª edição com sessões solidárias para vítimas das cheias

Publicado

aos

A Marrabenta Set & Technology e parceiros anunciaram a 19ª Edição do Festival Marrabenta, o maior evento cultural anual de Moçambique, que decorrerá de 2 a 7 de fevereiro.

O festival celebra a rica herança musical moçambicana e presta homenagem aos músicos que promovem a marrabenta, um dos estilos mais emblemáticos da identidade cultural do país.

Nesta edição, o festival terá sessões itinerantes em centros de acolhimento de vítimas das cheias e inundações, incluindo Marracuene, Moamba, Matola, Boane e Xai-Xai. A iniciativa também está associada às comemorações do 131º aniversário da batalha de Gwaza Muthini, símbolo da resistência nacional contra o colonialismo português.

As actividades iniciam no dia 2 de fevereiro, na Casa da Marrabenta, em Cumbeza, com transmissão em directo pela Marrabenta TV Live, redes sociais e televisão. Artistas que marcaram as últimas 18 edições irão animar o evento, que alia cultura, tradição e solidariedade, apelando ao público para contribuir com doações para apoiar as comunidades afectadas pelas cheias.

Continuar a ler

Fast Food

Maxh usa sua arte para ajudar vítimas das cheias

Publicado

aos

Maxh: A Arte de Encantar Audiências Através do Humor e Criatividade

O criador de conteúdos moçambicano Maxh e a sua esposa realizaram recentemente uma transmissão em directo nas redes sociais com o objectivo de angariar fundos para apoiar as vítimas das cheias que têm afetado várias regiões de Moçambique.

A iniciativa solidária surge num contexto de grande dificuldade para centenas de famílias que perderam bens. A transmissão mobilizou seguidores do casal a contribuírem com donativos em apoio aos mais necessitados.

Os valores arrecadados durante a live foram direcionados às vítimas, através do casal e de parceiros envolvidos na acção, que recorreram à sua influência nas redes sociais para sensibilizar e promover a solidariedade.

Continuar a ler