Fast Food
Chapateca: uma nova forma de motivar a leitura nos bairros
- Share
- Tweet /var/www/wptbox/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 67
https://xigubo.com/wp-content/uploads/2023/12/Design-sem-nome-1-1-1000x600.jpg&description=Chapateca: uma nova forma de motivar a leitura nos bairros', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Pin This Post">
A Associação moçambicana, sem fundos lucrativos, Chapateca está a promover uma revolução na acessibilidade à leitura em Moçambique através da criação de bibliotecas comunitárias móveis.
O nome “Chapateca” deriva da fusão entre “chapa”, que em Moçambique representa os carros semicolectivos de passageiros, e “biblioteca”, o local onde encontramos uma vasta gama de livros.
Este projecto inovador utiliza um “chapa 100” especialmente preparado e abastecido com livros para levar materiais de leitura para comunidades em Maputo, na cidade e na província.
A variedade de livros inclui apoio escolar, obras em diferentes idiomas e material de entretenimento infantil, com o objectivo de fomentar a leitura em áreas onde o acesso a esses recursos é escasso.
Além disso, a Associação Chapateca criou espaços seguros e confortáveis para aprendizado e leitura, incluindo cantos dedicados a desenhos, leitura, pintura e muito mais.

A notícia foi compartilhada nas redes sociais da associação “Muita emoção e muito orgulho apresentar a nossa biblioteca móvel. Com o apoio da Cooperação Austriaca de Desenvolvimento, compramos e tranqformamos um chapa em biblioteca, daqui o nome Chapateca! Obrigada à todos que acreditaram em nós e apoiaram o nosso projecto de uma forma ou outra, obrigada aos nossos voluntários e aos nossos parceiros, sem vocês este projecto não existiria!”
A próxima parada da iniciativa é a abertura da Casa do Professor na Matola nesta sexta-feira e ao longo dos dias vai circular por Maputo, Matola, Catembe e Boane, ampliando o acesso à leitura e ao conhecimento nessas comunidades.
Fast Food
Maxh usa sua arte para ajudar vítimas das cheias
O criador de conteúdos moçambicano Maxh e a sua esposa realizaram recentemente uma transmissão em directo nas redes sociais com o objectivo de angariar fundos para apoiar as vítimas das cheias que têm afetado várias regiões de Moçambique.
A iniciativa solidária surge num contexto de grande dificuldade para centenas de famílias que perderam bens. A transmissão mobilizou seguidores do casal a contribuírem com donativos em apoio aos mais necessitados.
Os valores arrecadados durante a live foram direcionados às vítimas, através do casal e de parceiros envolvidos na acção, que recorreram à sua influência nas redes sociais para sensibilizar e promover a solidariedade.
Fast Food
Chelseo Pagule sauda primeira dama pelo incansável espirito de trabalho
O criador de conteúdos e assessor de imprensa da Primeira-Dama de Moçambique, Chelseo Pagule, manifestou publicamente a sua admiração pelo trabalho desenvolvido pela esposa do Presidente da República, Gueta Chapo, destacando a sua bravura, dedicação e incansável espírito de serviço ao país.
Numa publicação feita recentemente nas redes sociais, Pagule considerou a Primeira-Dama como a “Mulher do Ano ”, sublinhando o seu papel inspirador na liderança de iniciativas sociais e no apoio às comunidades mais vulneráveis. Segundo o assessor, a Primeira-Dama tem demonstrado uma capacidade ímpar de liderar com empatia, transformar desafios em oportunidades e levar esperança a muitos moçambicanos.
“O seu exemplo deixa marcas profundas e mostra que, com coragem e compromisso, é possível fazer a diferença todos os dias”, escreveu Chelsea Pagule, reforçando a dimensão humana e o impacto social das ações protagonizadas pela Primeira-Dama.
Fast Food
Radjha Ally abre a 19.ª edição do au fil des voix
O artista moçambicano Radjha Ally abre a 19.ª edição do prestigiado festival Au fil des voix, que decorre em Paris, França, entre 29 de Janeiro e 14 de Fevereiro.
O evento oferece aos artistas uma plataforma sólida de criação e visibilidade, reunindo figuras emblemáticas, projectos consagrados e talentos emergentes.
A presença de Radjha evidencia o talento da música moçambicana e reforça o papel do festival como um espaço de descoberta e promoção da diversidade musical.
Celebramos esta conquista e orgulhamo-nos de ver a música moçambicana brilhar no cenário internacional.