Xigubo

CCMA dedica agenda cultural do mês a mulher

CCMA dedica agenda cultural do mês a mulher

O Dia Internacional da Mulher surgiu do movimento trabalhista que anos depois foi reconhecido pelas Nações Unidas no dia 8 de Março, a semente foi plantada em 1908, quando cerca de 15 mil mulheres marcharam por Nova York exigindo menos horas de trabalho, melhores salários e direito ao voto.

Por reconhecer a importância da marcha organizada pelas mulheres naquele ano, o que resultou na realidade vivida hoje em dia, o Centro Cultural Moçambique-Alemão (CCMA), disponibilizou a sua agenda cultural, onde alinhou em leque de eventos como exposições, debates, mostra de filmes dentre outras actividades, com o objectivo de celebrar e enaltecer a mulher.

Nos dias 10 e 11 do mês em curso, duas mulheres de gerações diferentes, a escritora Mel Matsinhe e a ceramista Merina Amade conversarão sobre a resiliência aos desastres naturais e a adaptação às mudanças climáticas, uma conversa inserida no programa “Duas Mulheres, Duas Artes”.

Unido ao Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM) o CCMA, irá expor no dia 17, pelas 17 horas, as fotos feitas pelo fotógrafo Denis RION sobre ofícios femininos em Madagáscar, Guiana francesa e Suriname, intitulada “Femmes du flueve”.

Os dias 23 e 29, o Instituto Superior de Artes e Cultura (ISARC), levará ao CCMA, o “Kino Clube – Fala Minha irmã” onde, apresentarão uma mostra de cinema sobre retratos musicais de mulheres que reflectem e transformam seus mundos através da música e dança. Debates sobre a “Descolonização da Produção de Conhecimento”, “Arte e Academia”, serão levantados.

Para finalizar o mês, no dia 24, pelas 18 horas, Chico António e Mark Mulholland, comemoraram um ano da sua amizade onde desenvolveram um vínculo caloroso, cujos frutos serão mostrados em palco pela nova dupla.

Exit mobile version