Xigubo

Banda desenhada moçambicana faz parte da 2ª Coleção BD PALOP 

Cabo Verde foi o país escolhido para acolher a mostra e o lançamento da segunda coleção de obras de banda desenhada (BD) produzidas no âmbito do projeto BD PALOP. Nove obras de Angola, Cabo Verde e Moçambique foram selecionadas para a 2ª edição deste projecto, que visa promover a produção literária em banda desenhada nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

O evento de lançamento ocorrerá em Cabo Verde e reunirá escritores e ilustradores dos PALOP em diversas atividades. Durante três dias, a cidade da Praia e o Mindelo serão palco de encontros entre artistas, autores, crianças, jovens e o público em geral, todos voltados para a literatura infanto-juvenil e a banda desenhada.

O encontro BD PALOP começou no dia 10 de julho na Praia, com um workshop de desenho e uma sessão de curtas-metragens de animação para crianças. No dia 11 de julho, houve a apresentação e exposição da nova coleção, seguida de uma conversa aberta com os autores. As mesmas actividades serão repetidas no dia 13 de julho na cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente.

Os autores das obras lançadas foram selecionadas previamente e receberam uma bolsa de criação no valor de 5 mil euros, além de masterclasses e sessões de mentoria ministradas por especialistas de BD de Portugal e do Brasil.

A cada edição, o projeto BD PALOP seleciona 18 bolseiros de Angola, Cabo Verde e Moçambique, sendo um ilustrador e um argumentista para cada livro. O objectivo é produzir nove obras de banda desenhada por edição.

A BD PALOP é um projecto inserido no programa PROCULTURA PALOP-TL, financiado pela União Europeia e cofinanciado e gerido pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua. Seu objetivo é fomentar a criação de uma cadeia de valor para a produção, publicação e consumo de BD nos PALOP.

Exit mobile version