A música Moçambicana é actualmente caracterizada por baixa defende Marius, cantor e compositor moçambicano que falava na edição de 18 de Agosto do programa Batidas da TV Sucesso.
Segundo disse a fonte, Moçambique carece de vários elementos essenciais tais como, composição, direcção artística, técnicas de canto, melodia, harmonia , sonoridade, dentre outros o que propicia maior número de artistas e muita música descartável ou seja, sem qualidade.
Com a ausência dos elementos acima referidos, na opinião do músico, a musica moçambicana reside num abismo, quando comparado com outros países como Angola e Cabo Verde, pois na sua visão, estes têm a capacidade de produzir músicas em países europeus como Holanda, Lisboa e Paris, com engenheiros de som certificados e especialistas na área.
Para finalizar, culpabilizou os órgãos de comunicação, com foco para os apresentadores por promoverem músicas sem qualidades. Enfatizou também a importância da cultivação de espírito humildade e honestidade para, aceitar e reconhecer a realidade da indústria musical, pois até os artistas renomados do país, só se fazem sentir no solo pátrio e na diáspora são “fantasmas, com exclusão dos irmãos Maricoa, Filomena e Messias.