Connect with us

Cultura

AZGO 2024, uma festa inesquecível

Publicado

aos

Festival AZGO

Foram dois dias intensos e de confirmação da pujança ou relevância do Festival AZGO como uma marca que já conquistou o coração de Moçambique e dos moçambicanos.

Volvidos dez anos de uma intensa jornada de produção, gestão e consolidação de uma marca que orgulha Moçambique, a direção do AZGO lançou-se a um desafio que vai redefinir as lógicas e métodos de funcionamento do festival ao longo dos próximos bons anos.

“O AZGO deu certo”, o que podemos ouvir e ler em todo lado muito a propósito do sucesso da 11ª edição do festival. Cumbeza vestiu-se de gala e transformou-se numa verdadeira catedral das artes dramáticas, numa fusão da moda, gastronomia, artes visuais e música como espinha dorsal.

As performances ao vivo de artistas nacionais e estrangeiros coloriram as duas noites da 11ª edição do AZGO. Hot Blaze e Twenty Fingers provaram o poder das suas músicas. Durante toda a actuação, o público cantou por completo as obras dos dois artistas.

Hot Blaze no Festival Azgo

Não há dúvidas que estas podem ter sido das melhores apresentações do AZGO 2024. Mas não ficam de fora outros moçambicanos de qualidade elevada, a destacar: Wazimbo, os irmãos Nelson e Tânia Chongo, Humberto Luís, Granmah, entre outros que carregaram a essência de Moçambique e da moçambicanidade nos palcos Fany Mpfumo e Zena Bacar.

Aos internacionais, aplausos caracterizam a presença de celebridades como; Something Soweto, Lisandro Cuxi, Boloja entre muitos outros que ofereceram aos festivaleiros a alma e o sentido da sua arte.

Sobre as outras actividades do festival, realçamos o AZGO Bazar, uma feira de diversos produtos e marcas orgulhosamente moçambicanas. Os criativos estiveram a expor e vender as obras e ou serviços num evento que se mostra cada vez mais aberto às outras disciplinas para além da música.

Mais uma vez o prémio de melhor traje africano foi evidenciado nesta edição do AZGO, que visa estimular o orgulho pela expressão do continente através da moda.

Viva África

Este ano o AZGO mudou-se para uma nova casa, mas manteve o orgulho de ser um festival africanos e por isso o lema foi, uma vez mais, “Afrofuturismo”. E o segundo dia da 11ª do AZGO coincidiu com o 25 de Maio, Dia de África.

A identidade visual do festival, assinada pelo virtuoso artista visual Hugo Mendes por PsiconautaH, celebra esse sentido de africanidade, com traços e influências que oferecem uma abordagem leal às origens, trazendo propostas e profecias sobre o futuro do continente.

Pela primeira vez o AZGO teve um espaço para acampamento instalado no Espaço Cultural e Multidisciplinar de Cumbeza. Denominado AZGO Camping, o espaço proporcionou uma experiência mais intensa aos festivaleiros que durante dois dias viveram mais de perto toda a magia do festival.

Continuar a ler

Cultura

Jovem cria jogo infantil LEKITA para desenvolvimento saudável e seguro das crianças

Publicado

aos

Por

No seu compromisso e envolvimento na causa do bem-estar das crianças, a jovem moçambicana e Assistente de Protecção à Criança e Gestão de Casos, Djeci Sambane, de 22 anos de idade, natural da Manhiça (província de Maputo), criou o jogo designado Lekita, a ser lançado no dia 20 de Setembro.

Trata-se de um jogo composto por 20 cartões ilustrativos, cada um apresentando diferentes comportamentos. Com a ajuda do cuidador e educador, as crianças poderão identificar quais comportamentos são seguros e quais não são, garantindo assim uma elevada consciencialização sobre situações perigosas e como agir correctamente.

A criação do jogo teve início em Julho de 2024, motivada pela percepção da jovem sobre as dificuldades de comunicação das crianças com os pais ou educadores acerca de algumas questões, como toques em certas partes do corpo e conversas indesejadas com terceiros, o que resulta na falta de suporte necessário para reconhecer e reagir adequadamente a situações indesejadas.

“Como forma de ajudar as crianças, criei este projecto para permitir que, através do jogo e da brincadeira, as crianças se tornem mais conscientes, confiantes, saibam tomar decisões assertivas e lidar com as situações do dia-a-dia”, afirma Djeci Sambane.

O jogo Lekita insere-se no projecto com o mesmo nome, sob o lema: educar, proteger e educar brincando. A ambição da jovem é que, através deste, surjam mais iniciativas que promovam o bem-estar das crianças.

Continuar a ler

Cultura

Monarchy – O Restaurante e Bar que dá brilho aos Bairros Intaka e Boquisso

Publicado

aos

Por

Monarch - O Restaurante e Bar que dá brilho aos Bairros de Intaka e Boquisso

Quando fala-se de um espaço que transcende o simples acto de comer e beber, o Monarchy, localizado no bairro Intaka, é a opção ideal para os munícipes da Matola. 

Monarchy tornou-se um verdadeiro ponto de referência, trazendo um novo ar e valor aos bairros Intaka e Boquisso que, até há pouco tempo, eram vistos como esquecidos.

Desde a sua abertura, o Monarchy tem sido motivo de debate pela sua estrutura arquitetónica, a sua gastronomia, a promoção de música ao vivo e, claro, os preços praticados neste local.

É indiscutível o valor que o Monarchy está agregar actualmente aos bairros supracitados, sendo daqueles lugares que vistos pelas publicações das redes sociais, os internautas levantam a seguinte questão: será que isto está mesmo localizado aqui no nosso país? 

O que diferencia o Monarchy de outros restaurantes e bares na cidade é o conceito que visivelmente combina a sofisticação e a decoração moderna e elegante, criando um refúgio perfeito tanto para os moradores locais quanto para visitantes que estão dispostos a aventurar-se um pouco além das áreas urbanas.

A presença deste restaurante e bar tem atraído novos negócios da área de restauração e, claramente, agrega valor aos bairros de Intaka e Boquisso.

Anteriormente, os moradores de Intaka e Boquisso tinham de deslocar-se até ao centro da cidade para desfrutar de uma experiência gastronómica e cultural de qualidade, agora tem à sua disposição um espaço que compete directamente com os melhores restaurantes da cidade.

Monarchy é um símbolo de transformação, inovação e, sobretudo, revitalização dos bairros de expansão, que estavam fora do radar das grandes tendências urbanas. 

Continuar a ler

Cultura

Negro e Letícia Deozina mostram “Amor Diurno” na casa dos Coutos

Publicado

aos

Como parte das celebrações do centenário de Fernando Leite Couto, será realizado hoje, às 18h, o sarau “Amor Diurno – Sarau de Poesia” com a presença da renomada cantora e vocalista da Banda M’laio, Letícia Deozina, e do escritor e declamador Negro.

O evento destacará poemas extraídos do icônico livro Amor Diurno de Leite Couto, além de outras obras de autores diversos, proporcionando uma experiência enriquecedora para os amantes da poesia.

O sarau acontecerá em um ambiente intimista, permitindo ao público apreciar a profundidade e a beleza dos textos através das interpretações emocionantes de Letícia Deozina e Negro. A iniciativa é uma homenagem à influência duradoura de Fernando Leite Couto e uma celebração da riqueza da literatura e da poesia moçambicana.

Continuar a ler