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Azagaia: o profecta dos nossos dias - Xigubo
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Opinião

Azagaia: o profecta dos nossos dias

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Azagaia: o profecta dos nossos dias

Lá se foi o “eterno vencedor das causas perdidas” mas, ficaram suas obras que, mesmo ameaçadas ganham vida sobretudo neste pleito eleitoral.

Enquanto em vida, Edson da Luz  discutiu profundamente o actual e o futuro Moçambique sob ponto de vista social econômico, cultural,  artístico e politíco.

Este último elemento tem sido um dos temas que mais diverge opiniões entre  a classe social, e artística sobre o futuro do país nas mãos de quem o dirige.

Nesta corrida eleitoral, o maquiavelismo é um elemento indispensável para a manutencão do poder: Promesas e mais promesas, até mesmo  o impossível (um avião por cada bairro). Enfim, política é isso. São questões como essas que o Azagaia não se calava. Mesmo censurado/ameaçado não parava de cuspir verdades  com finalidade de despertar a consciência do povo que se encontra refém nos discursos políticos.

Em uma das suas obras musicais (Marcha), prova claramente que as massas só interessam e importam em cada  4 anos (eleições): “Tu que serás  lembrado só nas próximas eleições e, verás o candidato em helicópteros e aviões”.

Alcançado o poder, os serviços sociais sobretudo o emprego são exclusivamente para os membros partidários conforme explica : “Tu que te formaste  mas isso não basta no currículo, o mais importante que as habilitações, é ser  membro do partido”.

Para se dar  fim a este cenário, rumo a mudança, Azagaia, sugeriu uma marcha pacífica pelas ruas e avenidas da cidade num ritmo conjunto para contestar a liderança: “Ladrões fora, corruptos fora, assassinos fora. Gritem comigo para essa gente ir embora ”. 

Por temer represálias, são  orações politicamente infinitas  para robustecer e manter o poder absoluto como ouve-se em “Maçonaria”: “Em nome de ambição, poder e do espirito materialista, ouve essa oração ô Deus capitalista (…) Que o pão nosso de cada dia nunca nos falte mesmo que a decência e a vergonha nos falte e se necessário derrame o sangue por toda parte mas em nome do desenvolvimento  salve a nossa parte”.

Ouvidas  as orações, são dívidas infinitas no estrangeiro em nome do povo para fins particulares: “Que sejam os pobres a pagar  pelo o perdão das divídas que contraímos para pagar o luxo das nossas vidas, hóteis e boas clinicas, férias paradisíacas, justiça, educacão, cultura e política (..) Amém!

Numa altura em que o lambe-botismo tornou-se a maneira fácil de viver e fazer dinheiro, Azagaia advertiu aos assíduos praticantes a abandonar, alertando das consequências nefastas: “Tu és muito mais para ficar de cócoras, em posição dogstyle e lamber botas. Tu não és pequeno demais para briga, o problema tu só brigas para encher barriga e continuas com a cabeça vazia ” ouve-se em “Começa em ti”.

Em linhas gerais, o “Filho da mãe para os políticos” lutou pelo o bem-estar  social, eis que sempre procurou  dar a voz aos sem voz, influenciando na reflexão dos problemas dos nossos dias. Na maioria das suas obras, encoraja as massas a lutarem incasavelmente na tomada de deicisões concientes (votos) e vencer o medo  que escraviza-nas, pois só assim haverá  mudança e desenvolvimento que Samora  sonhara para o seu  povo. 

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Opinião

Internautas ensinam artistas a desactivar comentários

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Em tempos de agitação social, ser uma figura pública e manter-se em silêncio é, para muitos, uma posição tão barulhenta quanto qualquer grito. No palco das redes sociais moçambicanas, onde as palavras ganham o peso de julgamentos e aplausos, a neutralidade tornou-se um risco  e os influenciadores que evitam apoiar o povo em suas demandas urgentes sentem agora o peso desse risco. 

Assim, Hot Blaze, Mr. Bow, Liloca e outros nomes de destaque na cena digital aprenderam a lidar com uma nova realidade: o medo dos comentários. 

Diante da fúria dos internautas, que pressionam as figuras públicas a se posicionarem sobre a situação sociopolítica de Moçambique, a estratégia de bloquear comentários tem sido o escudo preferido. A tentativa, entretanto, pouco parece servir de proteção, pois as redes fervem em discussões, e o público encontra formas alternativas de expressar seu descontentamento  seja compartilhando imagens ou criando fóruns de debate à parte, onde as vozes contrárias ao silêncio dos influenciadores se multiplicam.

Esses bloqueios de comentários revelam não apenas uma tentativa de escapar da pressão popular, mas também um sintoma de um receio profundo: o de que influenciar verdadeiramente exija, afinal, um compromisso com as causas que reverberam fora das telas.

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Tabasilly é o responsável pelo sucesso de Mr. Bow

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Tabasilly, é uma figura incontornável na construção de carreiras musicais em Moçambique. Entre 2013 e 2015, quando eu colaborava na Rádio Terra Verde, tive a oportunidade de testemunhar de perto a dedicação e generosidade de Taba, características que o tornaram um pilar no sucesso de vários artistas. 

Ele era responsável por levar as músicas do Mr. Bow para a rádio, mas o que mais me impressionava era sua insistência em garantir que as canções de seu amigo fossem tocadas, mesmo quando tinha suas próprias músicas para promover. Esse altruísmo revelou uma faceta rara no mundo competitivo da música: a disposição de impulsionar o talento alheio sem colocar o próprio ego em primeiro plano.

Apesar de insinuações de que Mr. Bow poderia se tornar uma ameaça ao seu próprio sucesso, Taba nunca via isso como um problema. Ele acreditava firmemente que havia espaço para todos brilharem, citando exemplos como Wazimbo, Antônio Marcos, Safira José, Domingas e Belita, e Rosália Mboa, que fizeram sucesso simultaneamente. Esse espírito colaborativo não só ajudou a moldar a carreira de Mr. Bow, mas também influenciou profundamente outros talentos emergentes.

Em 2020, conheci Kay Novela, um jovem talentoso que revelou que, em meio a muitas dificuldades, foi Tabasilly quem o ajudou a subir aos grandes palcos na África do Sul. Graças ao apoio de Taba, Kay conseguiu não apenas visibilidade, mas também estabilidade financeira e contatos valiosos.

O reconhecimento veio em 2020, quando Mr. Bow lançou o álbum *Story of My Life* e presenteou Tabasilly com um cheque de 100.000 MZN, como forma de agradecer por seu papel crucial na construção de seu sucesso. Além disso, foi Tabasilly quem introduziu Mabermuda a King Bow, facilitando colaborações que enriqueceram a cultura musical moçambicana.

Tabasilly não é apenas um músico talentoso, mas também um verdadeiro mentor e construtor de carreiras. Sua generosidade e visão colaborativa têm deixado uma marca indelével na música de Moçambique, abrindo portas e criando oportunidades para muitos artistas brilharem. Sua contribuição é um exemplo de como o sucesso pode ser alcançado não apenas através de talento individual, mas também através de apoio mútuo e solidariedade.

Texto de Mia Tembe

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A história do Trio que queria ser uma Fam para sempre

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Nos anos 2000, Moçambique viveu um dos períodos mais vibrantes do rap e os Trio Fam foram um dos grupos mais destacados dessa era dourada.

Formado por Kaus, Cinzel e Kloro, o grupo não apenas marcou o cenário musical, mas também conquistou aplausos e reconhecimento de uma geração.

Antes conhecidos como Rappers Unit, depois Trio Fam, formavam mais do que um grupo de rap. Era uma família, uma “Fam” que transcendia os laços musicais.

As suas faixas falavam da vida nas ruas, dos desafios diários e dos sonhos de uma juventude que buscava o melhor num país como o nosso.

Sob a direcção do icónico DJ Beatkeepa, ex-manager da Track Records, os Trio Fam amplificaram a voz de todos os jovens com intervenções em músicas como “Au Suke” e Respeito Mútuo. Mas também conseguiram agradar a quem gostasse de abordagens mais Egotrip, com os clássicos “Mãos na Cabeça”, “J’yeah J’yeah”, “Continencia”, “Randza”, entre outros.

Mas, como muitas histórias de sucesso, os Trio Fam também tiveram os seus desafios. A parceria de longa data entre Kaus, Cinzel e Kloro, que parecia inquebrável, enfrentou dificuldades inesperadas após Kaus suspeitar que Kloro tinha desviado os fundos da Mukheru Music, que os três membros administravam.

A desconfiança que surgiu a partir desse episódio, criou a dissociação do grupo.
Entretanto, apesar do fim triste, o legado do Trio Fam permanece intocado. Kaus, Cinzel e Kloro, mesmo seguindo caminhos separados, deixaram uma marca inquestionável no hip-hop moçambicano.

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