A Casa da Cultura homenageou nesta segunda-feira os escritores Juvenal Bucuane e Álvaro Taruma, os actores Ana Magaia, Vasco Condo, Dadivo José, e em título de póstumo Luísa José Sainone e Manuel Ribeiro, numa cerimónia realizada Cidade de Maputo.
Com a iniciativa, a instituição pretende enaltecer o trabalho dos artistas que usam a sua arte como instrumento de educação social e agregando valores à sociedade.
Reagindo ao gesto, o actor Dadivo José, para além de agradecer pelo reconhecimento, propôs a casa da Cultura que criasse condições e políticas claras para que a actividade teatral fosse cada vez mais massificada e com melhor qualidade, colocando-se a disposição para trabalhar com a Casa da Cultura em projectos que envolvam jovens artistas.
Por sua vez, a actriz Ana Magaia, revelou sentir-se muito honrada pelo reconhecimento vindo da casa responsável pelo seu desenvolvimento artístico. e para Vasco Condo, o momento tornou-se único, pois, com quase 30 anos de carreira este foi o seu primeiro prémio.
Em último, Álvaro Taruma, destacou a sensibilidade da Casa da Cultura ao reconhecer os fazedores da escrita e do teatro, sentindo o prémio como um “cheque que é dado de volta para quem engrandece a Cidade de Maputo”.