Connect with us

Cultura

Aniva Joaquim e Karen Muvique triunfam na Gala “Ler nas Férias” 

Publicado

aos

A noite do dia 21 de agosto foi iluminada pela celebração da leitura, criatividade e juventude, afinal tratava-se nada mais, nada menos que a terceira edição da Gala “Ler nas Férias 2023 – 2024″, organizada pela editora Ethale Publishing.

O evento transformou a Galeria do Porto de Maputo num palco de alegria e reconhecimento, onde os jovens talentos da literatura, Aniva Joaquim e Karen Muvique foram os mais destacados.

Com olhares atentos e corações a pulsar de emoção, familiares, amigos e amantes da literatura reuniram-se para celebrar o poder transformador dos livros. O ambiente era acolhedor, com um misto de expectativa e entusiasmo, reflectindo o espírito de uma nova geração de leitores que está a emergir em Moçambique.

Aniva Joaquim levou para casa o primeiro prémio na categoria jovem, enquanto Karen Muvique, conquistou o topo na categoria de adolescentes. Ambos vencedores receberam, além de certificados e colecções de livros e prémios em dinheiro.

Em entrevista à nossa equipa, os vencedores revelaram que a jornada não foi fácil.

“Nunca imaginei que o meu resumo seria considerado o melhor entre tantos”, confessou Karen, ainda surpresa com sua vitória. “Isso só me motiva a ler e escrever mais. Este é apenas o começo, prometeu.

Aniva, por sua vez, disse que: “Este prémio é para todos os jovens que acham que a leitura é uma perda de tempo. Eu estou aqui para provar que ela pode mudar vidas. A leitura não é só conhecimento, é também uma forma de nos conectarmos com o mundo e de nos entendermos melhor”.

Para Jessemusse Cacinda, Co-Fundador da Ethale, a leitura exercita o lado crítico do leitor, para além de proporcionar uma viagem e novos saberes sobre o mundo. Na ocasião, Cacinda lançou um alerta, ao destacar que, num mundo cada vez mais dominado pela inteligência artificial, a capacidade humana de ser crítico será um dos maiores trunfos.

“O que resta de nós neste século é a nossa capacidade de sermos críticos. Não podemos deixar que as máquinas pensem por nós”, apelou.

Jessemusse Cacinda, Co-Fundador da Ethale

Jessemusse concluiu seu discurso com uma nota de optimismo, mostrando estar grato aos jovens participantes e a todos que tornaram o evento possível e deixou claro que os participantes são a prova viva de que a juventude não perdeu o gosto pela leitura.

Já a escritora Tânia Tomé, considerou que o país precisa de mais eventos que incentivem a leitura e o pensamento crítico entre os jovens, pois, a seu ver, eles são o futuro, e é um dever prepará-los da melhor forma possível.

Refira-se que os resumos dos vencedores desta edição serão disponibilizados no aplicativo da Ethale Publishing, como forma de eternizar os seus feitos, conforme revelou Mauro Brito, Director Editorial da editora.

Continuar a ler

Cultura

Nick do Rosário apresenta “As mãos do medo”

Publicado

aos

A Gala-Gala Edições anuncia o lançamento do livro “As Mãos do Medo”, de Nick do Rosário, composto por 86 páginas e 5 cadernos (sombra, memórias, sol, corpo e breves anotações), este é o segundo livro publicado pela Gala-Gala Edições, sucedendo o íconico “Gaveta de Cinzas”, lançado em 2021.

O lançamento do livro, que sai pela Colecção Biblioteca de Poesia Rui de Noronha, acontecerá no Camões – Centro Cultural Português, em Maputo, no dia 26 de Agosto, com início às 17h30.

Com “As Mãos do Medo”, vencedor do Prémio Literário 21 de Agosto (da Cidade de Quelimane) e finalista do Prémio Fernando Leite Couto (2023), Nick do Rosário, que é ainda autor do livro de poesia infantil “Poemas à Sombra da Infância” (2023), consolida a sua voz como poeta. Em “As Mãos do Medo”, Nick do Rosário mergulha nas profundezas dos receios e ansiedades que moldam a existência.

Através de versos carregados de simbolismo e introspecção, o autor explora a natureza multifacetada do amor, as suas manifestações e o seu impacto no indivíduo, como esclarece Cremildo Bahule, que assina o prefácio.

Segundo o escritor Pedro Pereira Lopes, editor da livro, a obra revela uma autoconsciência da escrita que a transcende, transformando-a num objecto de meditação.

O poeta de “As Mãos do Medo” questiona-se sobre a sua própria pena, sobre “como escrever um poema aos gritos” e o “demorado tempo do poema”. Numa fuga deliberada do que é “concreto”, a lírica é tecida em associações que se abrem para o enigma, para a “fúria de emoções” que a matéria da poesia encerra.

A poesia não é um refúgio da realidade, mas uma sua outra face, uma sombra em que a memória “incendia” e o silêncio “chega cru e tem voz”. O poema é, em última instância, uma cicatriz, um “fósforo” que arde na possibilidade do fogo, ou das cinzas, e que nos deixa o seu rasto como uma marca indelével e verdadeira.

O evento de lançamento do livro “As Mãos do Medo” contará com a participação do professor e escritor Cremildo Bahule, que apresentará a obra, e da banda Xihitana, que trará um brilho adicional à noite, com a sua actuação.

Continuar a ler

Cultura

Dedos do Barro e da Tinta: Nova exposição de Sebastião Coana e Reinata Sadimba

Publicado

aos

“Dedos do Barro e da Tinta” é a nova exposição dos artistas moçambicanos Reinata Sadimba e Sebastião Coana, que foi inaugorada recentemente e estará aberta até 28 de Junho de 2025, no Centro Cultural Franco-Moçambicano.

A exposição reúne cerâmicas de Sadimba e pinturas de Coana, celebrando a essência cultural de Moçambique, para destacar o diálogo entre as gerações e técnicas distintas dos dois artistas. Reinata Sadimba, ícone da arte Makonde, apresenta cerâmicas que traduzem histórias, rituais e tradições do norte do país.

Sebastião Coana, com sua pintura vibrante e contemporânea, aborda temas sociais e culturais por meio de cores intensas e abordagens inovadoras. Juntos, os artistas exploram a identidade e a vida moçambicana, com a mulher como símbolo central da criação artística.

“‘Dedos do Barro e da Tinta’ é uma celebração da criatividade e da cultura moçambicana, unindo dois universos artísticos únicos”, afirma a organização. A exposição é a segunda de um ciclo de quatro mostras previstas para 2025, sob curadoria de Sebastião Coana e convidados, no âmbito do projecto ARTE NA ZONA, promovido pela Associação Movimento Artístico (AMA). A iniciativa visa fortalecer a colaboração entre artistas e ampliar o acesso às artes visuais e conta com o apoio do Millennium bim e o Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM).

Continuar a ler

Cultura

Ras Soto seleccionado para projecto internacional com ‘More Love’

Publicado

aos

Por

Ras-Soto

Ras Soto, artista moçambicano radicado no Brasil e membro da Beyond Music, foi seleccionado para participar do aguardado álbum “Beyond Music Vol. 4”, um álbum que reúne 20 faixas com temas de mudança social e que será lançado ainda este ano. 

No ano passado, a Beyond Music lançou o ‘Beyond Music Social Change Award’, um concurso que recebeu um total de 199 inscrições de músicas. Dentre elas, 20 foram escolhidas para fazer parte do próximo álbum. 

A música ‘More Love’, uma colaboração entre Ras Soto, a cantora ganense Kim Maurin e o produtor nigeriano VML, foi uma das contempladas, destacando-se pela sua mensagem poderosa e compromisso com questões sociais urgentes.

“É uma honra ser parte deste projecto e receber este reconhecimento”, afirma Ras Soto, acrescentando que “a música tem o poder de transformar e fazer a diferença, e estamos animados para levar nossa mensagem adiante através do ‘More Love’.”

Além do certificado que reconhece a iniciativa dos artistas em consciencializar sobre questões sociais, cada um dos envolvidos também foi premiado com 1.000 dólares (cerca de 64 mil meticais). O álbum contará com a participação de renomados artistas e jurados, como Angélique Kidjo, Pheelz e Wiyaala, que trazem ainda mais prestígio ao projecto.

A Beyond Music continua a ser uma plataforma essencial para a promoção de vozes diversas e a criação de um impacto positivo no mundo através da música. O lançamento do ‘Beyond Music Vol. 4’ promete ser um marco na união de artistas e na luta por um mundo melhor.

Refira-se que a Beyond Music é uma Organização Não-Governamental (ONG) sediada na Suíça, co-fundada pela icónica Tina Turner, que visa unir artistas de todo o mundo para colaborar na criação de músicas que promovem mudanças sociais significativas.

Continuar a ler