Fast Food
Fotógrafo moçambicano Mário Macilau em destaque na AKAA
- Share
- Tweet /var/www/wptbox/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 67
https://xigubo.com/wp-content/uploads/2025/10/Captura-de-ecra-2025-10-20-as-14.37.36-1000x600.png&description=Fotógrafo moçambicano Mário Macilau em destaque na AKAA', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Pin This Post">
O fotógrafo moçambicano Mário Macilau é o artista em destaque da campanha de comunicação oficial da AKAA – Also Known As Africa 2025, cuja edição comemorativa de 10 anos acontece entre 24 e 26 de outubro de 2025, no Carreau du Temple, em Paris.
Para esta edição simbólica, a feira presta homenagem à força criativa de artistas, galerias e projetos curatoriais que, ao longo da última década, têm contribuído para redefinir as narrativas da arte africana contemporânea. A imagem de cartaz, protagonizada por uma obra de Macilau, representa não apenas sua estética visual profundamente reconhecível, mas também o compromisso ético e poético que sustenta sua prática artística.
A participação de Mário Macilau na AKAA acontece em colaboração com a Movart Gallery, que, como a própria feira, também celebra 10 anos de atividade em 2025. Esta coincidência marca um ponto de encontro entre duas trajetórias paralelas e visionárias, ambas comprometidas com o fortalecimento de vozes artísticas africanas no cenário internacional.
O reconhecimento continua também em outro marco simbólico. Neste ano, Macilau foi nomeado como um dos “10 Favoritos da Manifesta”, no contexto da celebração dos 10 anos da plataforma internacional Manifesta, cofundada por Céline Melon e Marie Roussille. Esta nomeação destaca a relevância do seu trabalho fotográfico, que atravessa fronteiras geográficas, estéticas e espirituais, estabelecendo pontes entre tradição e contemporaneidade, entre memória e futuro.
Ao longo dos últimos anos, Macilau tem afirmado uma voz singular na fotografia contemporânea, abordando temas como espiritualidade ancestral, justiça social, invisibilidade e território. Suas imagens em preto e branco revelam uma atenção aguda ao cotidiano e uma escuta visual profunda das realidades africanas atuais.
SOBRE MÁRIO MACILAU
Mário Macilau nasceu em Maputo, Moçambique. Trabalha com fotografia desde 2003 e é hoje um dos nomes mais reconhecidos da fotografia africana contemporânea. Suas obras integram importantes coleções públicas e privadas, incluindo o MoMA (Nova Iorque), Fondation Blachère (França), Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), entre outras.
SOBRE A AKAA 2025
AKAA – Also Known As Africa é a principal feira de arte contemporânea e design dedicada à cena artística africana em França. Em 2025, celebra sua 10ª edição no Carreau du Temple, em Paris, reunindo artistas, galerias e curadores de todo o continente africano e da diáspora
Fast Food
Maxh usa sua arte para ajudar vítimas das cheias
O criador de conteúdos moçambicano Maxh e a sua esposa realizaram recentemente uma transmissão em directo nas redes sociais com o objectivo de angariar fundos para apoiar as vítimas das cheias que têm afetado várias regiões de Moçambique.
A iniciativa solidária surge num contexto de grande dificuldade para centenas de famílias que perderam bens. A transmissão mobilizou seguidores do casal a contribuírem com donativos em apoio aos mais necessitados.
Os valores arrecadados durante a live foram direcionados às vítimas, através do casal e de parceiros envolvidos na acção, que recorreram à sua influência nas redes sociais para sensibilizar e promover a solidariedade.
Fast Food
Chelseo Pagule sauda primeira dama pelo incansável espirito de trabalho
O criador de conteúdos e assessor de imprensa da Primeira-Dama de Moçambique, Chelseo Pagule, manifestou publicamente a sua admiração pelo trabalho desenvolvido pela esposa do Presidente da República, Gueta Chapo, destacando a sua bravura, dedicação e incansável espírito de serviço ao país.
Numa publicação feita recentemente nas redes sociais, Pagule considerou a Primeira-Dama como a “Mulher do Ano ”, sublinhando o seu papel inspirador na liderança de iniciativas sociais e no apoio às comunidades mais vulneráveis. Segundo o assessor, a Primeira-Dama tem demonstrado uma capacidade ímpar de liderar com empatia, transformar desafios em oportunidades e levar esperança a muitos moçambicanos.
“O seu exemplo deixa marcas profundas e mostra que, com coragem e compromisso, é possível fazer a diferença todos os dias”, escreveu Chelsea Pagule, reforçando a dimensão humana e o impacto social das ações protagonizadas pela Primeira-Dama.
Fast Food
Radjha Ally abre a 19.ª edição do au fil des voix
O artista moçambicano Radjha Ally abre a 19.ª edição do prestigiado festival Au fil des voix, que decorre em Paris, França, entre 29 de Janeiro e 14 de Fevereiro.
O evento oferece aos artistas uma plataforma sólida de criação e visibilidade, reunindo figuras emblemáticas, projectos consagrados e talentos emergentes.
A presença de Radjha evidencia o talento da música moçambicana e reforça o papel do festival como um espaço de descoberta e promoção da diversidade musical.
Celebramos esta conquista e orgulhamo-nos de ver a música moçambicana brilhar no cenário internacional.