Connect with us

Fast Food

Murade Murargy lança livro de memórias em Maputo

Publicado

aos

A Gala-Gala Edições anuncia o lançamento do livro “Traços de uma Vida de Superação”, da autoria do ex-Embaixador e ex-Secretário Executivo da CPLP, Murade Murargy. O evento decorrerá no Indy Village Hotel, no dia 4 de Setembro de 2025, pelas 17h, na cidade de Maputo. A conceituada jornalista Anabela Adrianopoulos será a mestre-de-cerimónias e a apresentação da obra estará a cargo do escritor Hélder Muteia.

“Traços de uma Vida de Superação” é um livro de memórias e sai sob a chancela da Gala-Gala Edições que, desta forma, dá continuidade a uma colecção de obras do mesmo género.  Com cerca de 25 capítulos, o livro aborda, de forma frontal e ousada, o percurso do autor desde a infância, em Manjacaze, até à vida adulta. 

A obra retrata as raízes e os destinos do autor e explora, de forma didáctica, os meandros das suas relações afectivas com a sua família, amigos e demais parceiros de jornada. Partilha episódios marcantes do seu percurso e explora, de forma detalhada, os dramas da transição do regime colonial para a Independência Nacional, observados a partir de Lisboa, onde se encontrava a residir, bem como a decisão corajosa de regressar ao país para se juntar aos esforços para a edificação de uma Nação livre e próspera. Murade Murargy não deixou de parte a sua visão sobre os processos da definição de uma Nova Ordem Económica Internacional. Como diplomata, em representação do país, apreendeu lições fundamentais que o ajudaram na sua carreira diplomática. 

“Traços de uma Vida de Superação” tem, acima de tudo, um potencial didáctico e inspirador para quem quer olhar de frente para uma vivência de superação, rica em valores e ensinamentos. 

Sobre o autor

Murade Murargy nasceu a 10 de Maio de 1946, em Manjacaze, Gaza. Licenciou-se em Direito, pela Faculdade Clássica de Direito da Universidade de Lisboa. Após o seu regresso a Moçambique, depois da Independência, iniciou a sua carreira diplomática, integrando o Ministério dos Negócios Estrangeiros, tendo exercido a função de Embaixador Residente de Moçambique em França, e não Residente na República Federal da Alemanha, Confederação Suíça, Irão, Palestina, Tunísia, Gabão, Mali, Costa de Marfim e Senegal (1984–1995); Embaixador Residente de Moçambique no Brasil e não residente na Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Venezuela (2006–2012).

Foi ainda Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa — CPLP (2012–2017). O auge da sua carreira ocorreu quando exerceu a função de Secretário-Geral, Chefe da Casa Civil, na Presidência da República (1995–2005). No momento em que escreveu o livro exercia, desde 2018, a função de Conselheiro Diplomático do Presidente da Guiné Equatorial.

Continuar a ler

Fast Food

Maxh usa sua arte para ajudar vítimas das cheias

Publicado

aos

Maxh: A Arte de Encantar Audiências Através do Humor e Criatividade

O criador de conteúdos moçambicano Maxh e a sua esposa realizaram recentemente uma transmissão em directo nas redes sociais com o objectivo de angariar fundos para apoiar as vítimas das cheias que têm afetado várias regiões de Moçambique.

A iniciativa solidária surge num contexto de grande dificuldade para centenas de famílias que perderam bens. A transmissão mobilizou seguidores do casal a contribuírem com donativos em apoio aos mais necessitados.

Os valores arrecadados durante a live foram direcionados às vítimas, através do casal e de parceiros envolvidos na acção, que recorreram à sua influência nas redes sociais para sensibilizar e promover a solidariedade.

Continuar a ler

Fast Food

Chelseo Pagule sauda primeira dama pelo incansável espirito de trabalho

Publicado

aos

O criador de conteúdos e assessor de imprensa da Primeira-Dama de Moçambique, Chelseo Pagule, manifestou publicamente a sua admiração pelo trabalho desenvolvido pela esposa do Presidente da República, Gueta Chapo, destacando a sua bravura, dedicação e incansável espírito de serviço ao país.

Numa publicação feita recentemente nas redes sociais, Pagule considerou a Primeira-Dama como a “Mulher do Ano ”, sublinhando o seu papel inspirador na liderança de iniciativas sociais e no apoio às comunidades mais vulneráveis. Segundo o assessor, a Primeira-Dama tem demonstrado uma capacidade ímpar de liderar com empatia, transformar desafios em oportunidades e levar esperança a muitos moçambicanos.

“O seu exemplo deixa marcas profundas e mostra que, com coragem e compromisso, é possível fazer a diferença todos os dias”, escreveu Chelsea Pagule, reforçando a dimensão humana e o impacto social das ações protagonizadas pela Primeira-Dama.

Continuar a ler

Fast Food

Radjha Ally abre a 19.ª edição do au fil des voix

Publicado

aos

Por

O artista moçambicano Radjha Ally abre a 19.ª edição do prestigiado festival Au fil des voix, que decorre em Paris, França, entre 29 de Janeiro e 14 de Fevereiro.

O evento oferece aos artistas uma plataforma sólida de criação e visibilidade, reunindo figuras emblemáticas, projectos consagrados e talentos emergentes.

A presença de Radjha evidencia o talento da música moçambicana e reforça o papel do festival como um espaço de descoberta e promoção da diversidade musical.

Celebramos esta conquista e orgulhamo-nos de ver a música moçambicana brilhar no cenário internacional.

Continuar a ler