Fast Food
Moreira Chonguiça leva o jazz moçambicano ao Quênia
- Share
- Tweet /var/www/wptbox/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 67
https://xigubo.com/wp-content/uploads/2023/08/Morreira-1.jpg&description=Moreira Chonguiça leva o jazz moçambicano ao Quênia', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Pin This Post">
O renomado saxofonista moçambicano Moreira Chonguiça está confirmado como uma das principais atrações do terceiro Festival Internacional de Jazz BC, que ocorrerá em 15 de fevereiro de 2025 no Carnivore Grounds, no Quênia.
Reconhecido mundialmente por suas composições inovadoras e performances cativantes, Moreira recentemente foi agraciado com o título de Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras pelo governo francês. Seus oito álbuns premiados destacam suas raízes moçambicanas, fundindo-as com influências internacionais. Seu lançamento mais recente, “Sounds of Peace”, combina música tradicional moçambicana com jazz, recebendo elogios em cerimônias de premiação prestigiadas.
O Festival Internacional de Jazz BC é organizado pela Fundação Bob Collymore, em homenagem ao legado do falecido ex-CEO da Safaricom, Bob Collymore. Parte dos recursos arrecadados no festival é destinada a facilitar a educação musical para jovens no Quênia, por meio de organizações como o programa Ghetto Classics.
Além de Moreira Chonguiça, o festival contará com apresentações de artistas como o Bėga Quartet, que reúne proeminentes instrumentistas etíopes que mesclam jazz e sons contemporâneos com culturas musicais autênticas da Etiópia e do Leste Africano.
Influenciado por lendas do jazz como Miles Davis, Fela Kuti, Hugh Masekela e Manu Dibango, Moreira é conhecido por suas habilidades dinâmicas no saxofone e presença de palco apaixonada, cativando plateias ao redor do mundo.
Fast Food
Morreu Kossete, dono do hit “Nguana”
O mundo da música moçambicana foi abalado com a notícia de que Kossete, foi vítima de um acidente de viação em Macia, na província de Gaza.
A informação foi confirmada por fontes próximas ao artista, que estão acompanhando a situação.
Kossete, que se tornou um verdadeiro fenômeno nos anos 2000, alcançou grande sucesso com a música “Nguana”, uma crítica poderosa às pessoas que tentam ajudar os outros enquanto ainda estão enfrentando suas próprias dificuldades.
Fast Food
Gravidez aumenta autoestima a Stefânia Leonel
A cantora moçambicana Stefânia Leonel está vivendo uma fase especial em sua vida pessoal. Recentemente, compartilhou com seus seguidores a notícia de sua gravidez, expressando a alegria e a transformação que essa experiência tem proporcionado.
Em uma publicação nas redes sociais, Stefânia revelou: “A chegada deste bebê trouxe uma nova luz à minha vida e renovou minha autoestima de maneiras que eu nunca imaginei.”
Agora é uma nova publicação, no seu Instagram, revelou que apesar das alterações no seu corpo que por um momento a deixaram preocupada, segue firme e cheia de autoestima, apesar do aumento do peso corporal que tanto lutou para perder.
Importa referir que Leonel é conhecida por sucessos como “Me Perdoa” e “Vou Embora”. Para além da sua EP “Hey Crush”
Fast Food
K Marques ganha um milhão com nhonga
O músico moçambicano K Marques alcançou a marca dos 1 milhão de visualizações no YouTube.
O áudiovisual que elevou fasquia de K, foi a música “Viva Nhonga” lançada nos últimos meses do ano passado 2024.
A música retrata a situação dos nhonguista em Moçambique, que passam por alguns episódios constrangedores a engraçados por conta dos produtos que vendem.