Connect with us

Fast Food

Banda desenhada moçambicana faz parte da 2ª Coleção BD PALOP 

Publicado

aos

Cabo Verde foi o país escolhido para acolher a mostra e o lançamento da segunda coleção de obras de banda desenhada (BD) produzidas no âmbito do projeto BD PALOP. Nove obras de Angola, Cabo Verde e Moçambique foram selecionadas para a 2ª edição deste projecto, que visa promover a produção literária em banda desenhada nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

O evento de lançamento ocorrerá em Cabo Verde e reunirá escritores e ilustradores dos PALOP em diversas atividades. Durante três dias, a cidade da Praia e o Mindelo serão palco de encontros entre artistas, autores, crianças, jovens e o público em geral, todos voltados para a literatura infanto-juvenil e a banda desenhada.

O encontro BD PALOP começou no dia 10 de julho na Praia, com um workshop de desenho e uma sessão de curtas-metragens de animação para crianças. No dia 11 de julho, houve a apresentação e exposição da nova coleção, seguida de uma conversa aberta com os autores. As mesmas actividades serão repetidas no dia 13 de julho na cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente.

Os autores das obras lançadas foram selecionadas previamente e receberam uma bolsa de criação no valor de 5 mil euros, além de masterclasses e sessões de mentoria ministradas por especialistas de BD de Portugal e do Brasil.

A cada edição, o projeto BD PALOP seleciona 18 bolseiros de Angola, Cabo Verde e Moçambique, sendo um ilustrador e um argumentista para cada livro. O objectivo é produzir nove obras de banda desenhada por edição.

A BD PALOP é um projecto inserido no programa PROCULTURA PALOP-TL, financiado pela União Europeia e cofinanciado e gerido pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua. Seu objetivo é fomentar a criação de uma cadeia de valor para a produção, publicação e consumo de BD nos PALOP.

Continuar a ler

Fast Food

Franco-Moçambicano recebe “Moçambique 50 Anos”

Publicado

aos

Por

A celebração dos 50 anos de independência de Moçambique vai ganhar forma artística esta sexta-feira, 17 de Outubro, com o espectáculo “Moçambique 50 Anos”, a partir das 20h00, na Sala Grande do Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM). 

Promovido pelo coletivo TP50, o evento propõe uma narrativa emotiva da trajetória do país, reunindo cerca de 50 artistas em palco para revisitar momentos-chave desde a luta pela libertação até os desafios contemporâneos.

Continuar a ler

Fast Food

Kloro e Os Suspeitos do Costume sobem ao Mar à Vista

Publicado

aos

Por

Kloro prepra o show da revolucao cultural na Mafalala

A boa música moçambicana volta a marcar presença no Mar à Vista, com o concerto de Kloro e Os Suspeitos do Costume, marcado para o dia 19 de Outubro, a partir das 14h00.

O evento, intitulado “CTRL SHIFT”, promete uma tarde vibrante, com muita energia e sonoridades autênticas, num ambiente descontraído junto ao mar.

O espectáculo terá lugar na Avenida Marginal, Jardim Centenário, nº 1251, 1º andar, e conta com uma entrada de 500 meticais, com consumo mínimo obrigatório.

Continuar a ler

Fast Food

A alegria do Jazz está de volta pela 6ª vez

Publicado

aos

O ritmo animado do jazz volta a embalar os corações dos amantes da boa música na 6ª edição do Acácia Jazz, marcada para o dia 29 de Novembro, no Centro Cultural Moçambique e China, a partir das 18h00.

O evento, que já se tornou um dos momentos mais aguardados do calendário cultural moçambicano, promete mais uma noite de harmonia, improviso e emoção.

Produzido pelo Standard Bank Moçambique, o Acácia Jazz mantém a tradição de celebrar o talento e a criatividade através de sonoridades que misturam o jazz contemporâneo e influências locais.

Continuar a ler