Fast Food
Perdeu a vida Chico António, lenda da música moçambicana

- Share
- Tweet /var/www/wptbox/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 67
https://xigubo.com/wp-content/uploads/2024/01/ayaz-13-1000x600.jpg&description=Perdeu a vida Chico António, lenda da música moçambicana', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Pin This Post">
Informações que já correm as redes sociais, dão conta que perdeu a vida uma das lendas da música moçambicana, o Chico António.
Nascido em Magude, província de Maputo, em 1956, é autor de canções que viraram autênticos hinos da Rádio Moçambique (RM) nos anos 80 e 90, como “mercandonga”, “hantlissa Maria” “baila Maria”, entre outras.
Sua trajetória na música começou como corista aos nove anos em um coro na Missão José, onde aprendeu a tocar trompete e desenvolveu suas habilidades musicais.
Após uma infância difícil, que incluiu dois anos como menino de rua e uma temporada na prisão colonial, Chico António encontrou sua vocação na música. Em 1978, tornou-se trompetista do grupo ABC78 e, posteriormente, integrou o grupo Um, que se desmembrou em 1982. Em 1983, recebeu o convite para se juntar ao prestigiado grupo RM, ao lado de outros talentosos músicos como Wazimbo, Sox, José Guimarães, Alípio Cruz, Zeca Tcheco, Alexandre Langa e Zevo.
Chico António fez parte do grupo RM de 1983 a 1992, contribuindo para a criação de hinos musicais que marcaram época na Rádio Moçambique, como “mercandonga”, “hantlissa Maria” e “baila Maria”. Após sua saída do grupo, seguiu carreira solo, consolidando seu legado na cena musical moçambicana.
Em actualização.

Fast Food
Kátia Agy necessita urgentemente de doações de sangue para cirurgia

A cantora moçambicana Kátia Hassane Agy, conhecida artisticamente como Kátia Agy, encontra-se internada nas Urgências de Ginecologia do Hospital Central de Maputo (HCM), necessitando urgentemente de doações de sangue para uma cirurgia iminente.
Segundo informações divulgadas nas redes sociais, a artista já recebeu uma primeira transfusão, mas ainda são necessárias mais unidades de sangue para prosseguir com o tratamento.
Fast Food
Após o perdão, Fred torna-se patrão de Dygo

O rapper e apresentador moçambicano Dygo Boy Juros tornou-se a nova contratação da Tua Tv, na responsabilidade de Fred Jossias. A informação foi avançada através das redes sociais da Televisão, no dia de hoje 8 de junho.
Esse momento ganha contornos dramáticos se lembrarmos o histórico entre Dygo e Fred, os dois estiveram separados durante um período, marcados por um beef em que Fred o ofendeu publicamente.

Contudo, com este novo contrato, parece ter início uma reconciliação tácita, Dygo assume agora um lugar autorizado na direção de Fred, evidenciando o amadurecimento profissional de ambos e a capacidade de superar divergências em prol da criação de conteúdo de qualidade para a audiência moçambicana.
Fast Food
“Não há via rápida, deixem as cobras em Paz” – Zebito

Conhecido como o cidadão mais confuso das redes sociais, Zebito fez declarações marcantes durante a sua participação no podcast “Tu Pra Tu”, apresentado por Young Ricardo.
Segundo ele, muitos jovens em Moçambique têm recorrido a caminhos duvidosos na tentativa de alcançar riqueza de forma fácil, incluindo a procura por curandeiros e até o uso de animais como cobras, acreditando que isso lhes trará prosperidade imediata.
Contudo, Zebito alerta que “a fatura dessa escolha é tão alta que muitos não conseguem pagar no final do dia”. Para ele, a verdadeira solução está na perseverança. “Não há ninguém insistente em algo que falhe”, afirmou, incentivando os jovens a acreditarem nos seus sonhos e a apostarem no trabalho árduo e contínuo como o caminho mais seguro e duradouro para o sucesso.