Connect with us

Fast Food

Moreira Chonguiça pode vencer mais um prémio internacional este ano

Publicado

aos

Moreira Chonguiça carrega mais um prémio internacional

O aclamado músico Moreira Chonguiça está a conquistar mais uma vez o reconhecimento internacional com o seu mais recente álbum, “Sounds of Peace”. O álbum foi nomeado para a 29ª edição do prestigiado “South African Music Award” (SAMA), um dos eventos mais importantes da indústria musical sul-africana, que celebra realizações notáveis em diversos géneros musicais. A notícia da nomeação foi anunciada na manhã de ontem, em Soweto, Joanesburgo, na vizinha África do Sul.

Moreira Chonguiça está a concorrer na categoria de ‘Rest of Africa Award‘, uma honra que destaca a sua contribuição única para a música e a promoção da paz e reconciliação através da sua arte. Segundo pode-se ler no Mbenga Artes e Reflexões, o saxofonista descreve o álbum como um testemunho do seu talento excepcional como músico e compositor, bem como da sua dedicação em usar a música como uma ponte para a paz e a compreensão.

“Sinto-me profundamente honrado por esta nomeação, especialmente num dia tão significativo como o Dia da Paz e da Reconciliação” diz o Moreira citado pela Mbenga. O álbum “Sounds of Peace” foi criado com a esperança de curar feridas, explorar a diversidade e unir as pessoas através da linguagem universal da música.

“Sounds of Peace” é uma coleção de composições que misturam o jazz com ritmos moçambicanos, criando uma fusão harmoniosa que transcende fronteiras rítmicas e culturais. Esta nomeação ao lado de outros artistas talentosos da África, como Ckay (Nigéria), Davido (Nigéria), Sha Sha (Zimbabwe), Tim Lyre (Nigéria) e Ferra Gola (RDC), é um reflexo do impacto positivo da música de Moreira Chonguiça e do seu compromisso em difundir mensagens de paz e harmonia através da sua arte.

A “South African Music Awards” é uma plataforma renomada que, ao longo de quase três décadas, tem destacado talentos excepcionais na indústria musical sul-africana e, agora, reconhece o brilhantismo de Moreira Chonguiça e o seu álbum “Sounds of Peace” como um contributo notável para a música africana e para a promoção da paz e da unidade no continente. 

Continuar a ler

Fast Food

Já não há nada: Emerson Miranda raspou seu orgulho

Publicado

aos

Por

O apresentador moçambicano Emerson Miranda voltou a ser assunto nas redes sociais após cumprir uma promessa feita publicamente sobre cortar a sua barba, decisão que tem gerado forte repercussão.

Miranda, teria há dias no Área VIP, afirmado em directo que rasparia a sua barba se os Mambas, a seleção nacional de futebol de Moçambique, avançassem para a fase seguinte de um importante torneio continental. 

Após os acontecimentos recentes na competição, cumpriu a promessa e apareceu sem barba, cumprindo o que tinha anunciado.

Continuar a ler

Fast Food

Jonas Apollo leva “Terezinha” de Ziqo e Denny OG às pistas electrónicas

Publicado

aos

O DJ e produtor musical internacional Jonas Apollo tem vindo a ganhar destaque internacional na cena da música electrónica e house, depois de dar um toque moderno e electrónico à música “Terezinha”, de Ziqo e Denny OG.

A nova abordagem chamou a atenção do público moçambicano, que vê nesta iniciativa uma forma de valorização e promoção da música nacional, contribuindo para que os sons moçambicanos alcancem novos públicos além-fronteiras.

Continuar a ler

Fast Food

Elton Penicela “Kadodiza” o trap moçambicano

Publicado

aos

Elton Penicela, o génio da nova geração de produtores em Maputo

O produtor moçambicano Elton Penicela, conhecido pela sua constante ousadia criativa, volta a marcar a cena musical nacional ao apresentar uma nova fusão sonora que junta o trap ao kadoda, ritmo tradicional moçambicano.

Criador do estilo 808qtwerka, que combina o baixo 808 característico do trap com ritmos e movimentos que apelam à dança e à vibração do público jovem.

Para dar voz ao projecto, Elton Penicela convidou o trio Yung Mypro, PURPLESWAG e Huo, que acrescenta energia e contemporaneidade à proposta musical. A colaboração resulta numa sonoridade que respeita as raízes culturais, ao mesmo tempo que dialoga com as linguagens urbanas actuais.

Mais uma vez, Elton Penicela demonstra que a criatividade e a fusão de estilos não conhecem limites.

Continuar a ler