Fast Food
Nicko Journey anuncia show de Calicaland

- Share
- Tweet /var/www/wptbox/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 67
https://xigubo.com/wp-content/uploads/2023/09/NICKO-e1693549616943-1000x600.jpeg&description=Nicko Journey anuncia show de Calicaland', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Pin This Post">
Nicko Journey é um músico moçambicano que lançou recentemente, o trabalho discográfico Calicaland. Este álbum fala da sua família e de onde ele veio. Recentemente anunciou em suas redes sociais que vai fazer shows desse disco.
“Está chegar o momento de anunciar meus primeiros shows de Calicaland. Será que é verdade o que eles dizem sobre nós irmãos? Será que confundem o nosso bom coração por tolice? Nossa modesta natureza com falta de ambição? Vamos esclarecer de uma vez por todas?”, escreveu.
Importa referir que aquando do seu lançamento, o álbum tornou-se destaque em várias plataformas, e conquistando o topo da cadeia, o que mostrou que público gostou do trabalho que este lançou. Segundo escreveu a Bantumen, o trabalho Calicaland é o nome da casa do tio Carlos, que fica no Costa do Sol na cidade de Maputo. Nicko Journey sempre foi lá. Este trabalho conta um pouco da história do artista, que quer se conectar com o tio, que “sumiu misteriosamente no começo de 2022”.
Isso mudou a vida de Nicko e da sua família, que agora faz orações todo mês para aliviar a dor e pedir ajuda a Deus. Essas orações inspiraram Nicko Journey a fazer o “Calicaland”, porque ele se sentiu mais perto da sua “fé e do poder da oração”, disse.
Com o álbum, o nome “Calicaland” ganhou mais significado, porque mostrou ao rapper “um lugar mágico onde tudo tem sentido, bom ou ruim. Onde há paz e ordem”, diz.

Fast Food
Elcides Carlos leva o jazz moçambicano ao palco a Durban

O guitarrista e compositor moçambicano Elcides Carlos será o próximo artista a actuar no prestigiado Centre for Jazz & Popular Music da Universidade de KwaZulu-Natal (UKZN), em Durban, África do Sul. O concerto terá lugar no dia 22 de Outubro de 2025, às 17h30, no Dennis Shepstone Building (Nível 2).
Reconhecido como uma das vozes mais autênticas do jazz moçambicano contemporâneo, Elcides Carlos apresentará um espectáculo intitulado “Sense of Presence & A Twist of Benson”, que combina temas originais do seu álbum Sense of Presence com uma homenagem ao lendário guitarrista George Benson, intitulada “A Twist of Benson”.
O concerto faz parte da programação regular do UKZN Jazz Centre, uma das plataformas mais respeitadas da África Austral na promoção de artistas locais e internacionais. A actuação de Elcides Carlos reforça o diálogo musical entre Moçambique e a África do Sul, celebrando a diversidade e a vitalidade do jazz africano contemporâneo.
Elcides Carlos é guitarrista, compositor e docente moçambicano, com carreira internacional e participações em festivais de jazz em África e na Europa. Lançou o álbum Sense of Presence e é autor do livro A Mente de um Grande Guitarrista – Um Guia de Motivação Artística. A sua música reflecte uma fusão entre o lirismo do jazz moderno e as raízes rítmicas africanas.
Fast Food
Fotógrafo moçambicano Mário Macilau em destaque na AKAA

O fotógrafo moçambicano Mário Macilau é o artista em destaque da campanha de comunicação oficial da AKAA – Also Known As Africa 2025, cuja edição comemorativa de 10 anos acontece entre 24 e 26 de outubro de 2025, no Carreau du Temple, em Paris.
Para esta edição simbólica, a feira presta homenagem à força criativa de artistas, galerias e projetos curatoriais que, ao longo da última década, têm contribuído para redefinir as narrativas da arte africana contemporânea. A imagem de cartaz, protagonizada por uma obra de Macilau, representa não apenas sua estética visual profundamente reconhecível, mas também o compromisso ético e poético que sustenta sua prática artística.
A participação de Mário Macilau na AKAA acontece em colaboração com a Movart Gallery, que, como a própria feira, também celebra 10 anos de atividade em 2025. Esta coincidência marca um ponto de encontro entre duas trajetórias paralelas e visionárias, ambas comprometidas com o fortalecimento de vozes artísticas africanas no cenário internacional.
O reconhecimento continua também em outro marco simbólico. Neste ano, Macilau foi nomeado como um dos “10 Favoritos da Manifesta”, no contexto da celebração dos 10 anos da plataforma internacional Manifesta, cofundada por Céline Melon e Marie Roussille. Esta nomeação destaca a relevância do seu trabalho fotográfico, que atravessa fronteiras geográficas, estéticas e espirituais, estabelecendo pontes entre tradição e contemporaneidade, entre memória e futuro.
Ao longo dos últimos anos, Macilau tem afirmado uma voz singular na fotografia contemporânea, abordando temas como espiritualidade ancestral, justiça social, invisibilidade e território. Suas imagens em preto e branco revelam uma atenção aguda ao cotidiano e uma escuta visual profunda das realidades africanas atuais.
SOBRE MÁRIO MACILAU
Mário Macilau nasceu em Maputo, Moçambique. Trabalha com fotografia desde 2003 e é hoje um dos nomes mais reconhecidos da fotografia africana contemporânea. Suas obras integram importantes coleções públicas e privadas, incluindo o MoMA (Nova Iorque), Fondation Blachère (França), Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), entre outras.
SOBRE A AKAA 2025
AKAA – Also Known As Africa é a principal feira de arte contemporânea e design dedicada à cena artística africana em França. Em 2025, celebra sua 10ª edição no Carreau du Temple, em Paris, reunindo artistas, galerias e curadores de todo o continente africano e da diáspora
Fast Food
Franco-Moçambicano recebe “Moçambique 50 Anos”

A celebração dos 50 anos de independência de Moçambique vai ganhar forma artística esta sexta-feira, 17 de Outubro, com o espectáculo “Moçambique 50 Anos”, a partir das 20h00, na Sala Grande do Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM).
Promovido pelo coletivo TP50, o evento propõe uma narrativa emotiva da trajetória do país, reunindo cerca de 50 artistas em palco para revisitar momentos-chave desde a luta pela libertação até os desafios contemporâneos.