Connect with us

Fast Food

Ghorwane e a Representação Moçambicana no Festival Músicas do Mundo

Publicado

aos

Nos dias 22 a 29 de julho, nas localidades de Sines e Porto Covo, no distrito de Setúbal, Portugal, serão palco da 23.ª edição do Festival Músicas do Mundo (FMM). Neste evento organizado pela Câmara Municipal de Sines, artistas dos quatro cantos do mundo se reunirão em 41 concertos para encantar os presentes.

Segundo o jornal Notícias, Moçambique estará representado pela lendária banda Ghorwane, que levará a riqueza da música moçambicana ao público internacional. Além disso, a Guiné-Bissau terá sua maior delegação na história do FMM, com a presença confirmada de Tabanka Djaz, Eneida Marta e Super Mama Djombo. Outros grupos icônicos de países africanos que falam português, como Os Tubarões de Cabo Verde e África Negra de São Tomé e Príncipe, também estarão presentes no festival.

A delegação africana não se resume apenas aos países de língua portuguesa. Ela contará com a presença dos talentosos franco-marroquinos Bab L’Bluz e da banda tuaregue Tinariwen, do senegalês Lass, dos ganeses Alotge Oho&His Sounds of Joy, do grupo congolês Kin’Gongolo Kiniata e da Madalitso Band, representando o Malawi pela primeira vez no festival. Além disso, uma das maiores artistas do continente africano, a nigeriana Nneka, abrilhantará o evento em Sines, assim como a cantora Rokia Koné e sua banda, que virão diretamente do Mali.

Vale ressaltar que, de 22 a 24 de julho, o Festival Músicas do Mundo estará sediado na pitoresca aldeia de Porto Covo, proporcionando uma atmosfera única aos espectadores. A partir do dia 25, o festival se deslocará para a cidade de Sines, onde permanecerá até o dia 29, encantando a todos com a diversidade e a magia da música mundial.

Assim, Moçambique se orgulha de ter a banda Ghorwane como sua representante nesse evento internacional de prestígio, promovendo a cultura moçambicana e enriquecendo o cenário musical global com sua arte única. Que o Festival Músicas do Mundo seja palco de momentos memoráveis e celebrações da música que conecta povos e culturas

Continuar a ler

Fast Food

Internautas acusam Trovoada de roubar barra de Kendrick Lamar para romper Epaitxoss

Publicado

aos

Recentemente, Trovoada foi chamado de fraco e lambe-botas por Epaitxoss One, por este apenas participar de batalhas internacionais no Rapódromo.

Em resposta a isso, Trovoada escreveu a seguinte barra em seu Facebook: “Não fale mentiras sobre mim, que eu não falo verdades sobre você”.

Porém, o que deveria ser uma ameaça ou resposta, tornou-se motivo de ataque ao rapper, pois alguns internautas afirmam tratar-se de parte da letra usada por Kendrick, rapper americano que recentemente lançou uma diss track “Euphoria” (música para insultar ou manifestar insatisfação contra outro rapper ou grupo) para Drake.

Com isso, a narrativa continua na expectativa de os envolvidos na polêmica terminarem em um combate.

Continuar a ler

Fast Food

Trovoada vs Epaitxoss: “Não fale mentiras sobre mim, que eu não falo verdades sobre você”

Publicado

aos

“Não fale mentiras sobre mim, que eu não falo verdades sobre você”, foi desta forma que O rapper e gladiador Trovoada Momed, começou a sua saga de respostas ao seu homólogo Epaitxoss One, depois do gladiador ter chamado-o “lambe-botas” e ainda ter dito que Shabba Wonder é melhor que ele.

Até então, Epaitxoss ainda se manifestou, mas também não se espera que o faça, pois já disse que aguarda um combate nacional contra todos os lambe-botas do RAPÓDROMO, para que possam mostrar trabalho e não só pular escadas para estar nas internacionais.

Já os seguidores de Trovoada e Epaitxoss, reagiram na espeança de que os dois gladiadores resolvam o mal-entendido no ringue. Uns têm a certeza de que Trovoada não reúna condições para um frente a frente conta o “Construtor de Campas”, outros acham que pode ser uma batalha equilibrada. Qual é a sua opinião?

Continuar a ler

Fast Food

Stewart Sukuma chora a morte de Moisés Mandlate, ícone da marrabenta

Publicado

aos

Numa publicação nas suas redes sociais, Stewart Sukuma, músico moçambicano, prestou uma homenagem a Moisés Mandlate, um dos mais importantes nomes da indústria musical do país. Mandlate, membro fundador da Orquestra Djambo e autor da icónica canção “Elisa Goma Saia”, é reconhecido como um dos criadores da marrabenta.

Sukuma compartilhou memórias de sua interação com Mandlate, destacando o momento em que compunha a música “Xitchuketa Marrabenta” e conheceu o músico que acabava de perder a sua única guitarra e como forma de mostrar respeito e motivar, entregou uma guitarra elétrica a Mandlate, que havia sido vítima de roubo.

Sukuma descreve Mandlate como uma fonte inestimável de histórias e conhecimentos sobre a música e a vida, lamentando a perda de oportunidades para aprender mais sobre a marrabenta directamente consigo.

O texto, fecha suas condolências à família enlutada, com um profundo agradecimento e um último adeus a Moisés Mandlate, cujo legado e contribuição para a música moçambicana serão lembrados e celebrados para sempre.

Continuar a ler