Connect with us

Cultura

“Kuga Munu” a nova aposta do Maningue Magic

Publicado

aos

A Maningue Magic, canal de televisão moçambicano que se dedica na promoção de conteúdo local de alta qualidade, apresentou no Domingo 7 de Maio, a sua nova aposta de série dramática “Kuga Munu” que em português significa “comer alguém”.

A escolha do nove fora da caixa, tem relação com a promessa da série, ser emocionante misturando mistério, drama e tradições culturais, ambientada no contexto da moderna de Maputo.

Kuga Munu explora as vidas de três personagens principais: o Professor Lhupela Suthu, apaixonado pela história e cultura bantu que está em missão para descobrir a verdade por trás dos mistérios da vida; Kayana, uma dedicada estudante de antropologia que é profundamente apaixonada pela matéria; e Luna, uma jovem cuja busca por justiça a leva a desvendar crimes complexos.

A série é produzida pela Afrocinemakers, e seus criadores fizeram muito para incorporar temas e valores tradicionais moçambicanos na história, dando ao público uma visão única do rico patrimônio cultural do país.

Kuga Munu é uma refrescante saída dos dramas típicos no estilo ocidental que dominam as telas de televisão. Por conta dessa fuga apresentam medos e desafios universais através da lente africana, mostrando ao mundo que Moçambique, tem sua maneira única de abordar e lidar com problemas.

A série está passará todos os domingos às 20h30 no canal Maningue Magic que na DStv ocupa a posição 503 e GOtv Max Canal 8.

Kuga Munu é mais um exemplo de como a indústria de cinema e televisão moçambicana está progredindo na criação de conteúdo atraente que reflecte a cultura e os valores locais. É um testemunho do talento e da criatividade de cineastas, actores e equipes de produção moçambicanos e um passo adiante na promoção do entretenimento criado no país.

Continuar a ler

Cultura

Jovem cria jogo infantil LEKITA para desenvolvimento saudável e seguro das crianças

Publicado

aos

Por

No seu compromisso e envolvimento na causa do bem-estar das crianças, a jovem moçambicana e Assistente de Protecção à Criança e Gestão de Casos, Djeci Sambane, de 22 anos de idade, natural da Manhiça (província de Maputo), criou o jogo designado Lekita, a ser lançado no dia 20 de Setembro.

Trata-se de um jogo composto por 20 cartões ilustrativos, cada um apresentando diferentes comportamentos. Com a ajuda do cuidador e educador, as crianças poderão identificar quais comportamentos são seguros e quais não são, garantindo assim uma elevada consciencialização sobre situações perigosas e como agir correctamente.

A criação do jogo teve início em Julho de 2024, motivada pela percepção da jovem sobre as dificuldades de comunicação das crianças com os pais ou educadores acerca de algumas questões, como toques em certas partes do corpo e conversas indesejadas com terceiros, o que resulta na falta de suporte necessário para reconhecer e reagir adequadamente a situações indesejadas.

“Como forma de ajudar as crianças, criei este projecto para permitir que, através do jogo e da brincadeira, as crianças se tornem mais conscientes, confiantes, saibam tomar decisões assertivas e lidar com as situações do dia-a-dia”, afirma Djeci Sambane.

O jogo Lekita insere-se no projecto com o mesmo nome, sob o lema: educar, proteger e educar brincando. A ambição da jovem é que, através deste, surjam mais iniciativas que promovam o bem-estar das crianças.

Continuar a ler

Cultura

Monarchy – O Restaurante e Bar que dá brilho aos Bairros Intaka e Boquisso

Publicado

aos

Por

Monarch - O Restaurante e Bar que dá brilho aos Bairros de Intaka e Boquisso

Quando fala-se de um espaço que transcende o simples acto de comer e beber, o Monarchy, localizado no bairro Intaka, é a opção ideal para os munícipes da Matola. 

Monarchy tornou-se um verdadeiro ponto de referência, trazendo um novo ar e valor aos bairros Intaka e Boquisso que, até há pouco tempo, eram vistos como esquecidos.

Desde a sua abertura, o Monarchy tem sido motivo de debate pela sua estrutura arquitetónica, a sua gastronomia, a promoção de música ao vivo e, claro, os preços praticados neste local.

É indiscutível o valor que o Monarchy está agregar actualmente aos bairros supracitados, sendo daqueles lugares que vistos pelas publicações das redes sociais, os internautas levantam a seguinte questão: será que isto está mesmo localizado aqui no nosso país? 

O que diferencia o Monarchy de outros restaurantes e bares na cidade é o conceito que visivelmente combina a sofisticação e a decoração moderna e elegante, criando um refúgio perfeito tanto para os moradores locais quanto para visitantes que estão dispostos a aventurar-se um pouco além das áreas urbanas.

A presença deste restaurante e bar tem atraído novos negócios da área de restauração e, claramente, agrega valor aos bairros de Intaka e Boquisso.

Anteriormente, os moradores de Intaka e Boquisso tinham de deslocar-se até ao centro da cidade para desfrutar de uma experiência gastronómica e cultural de qualidade, agora tem à sua disposição um espaço que compete directamente com os melhores restaurantes da cidade.

Monarchy é um símbolo de transformação, inovação e, sobretudo, revitalização dos bairros de expansão, que estavam fora do radar das grandes tendências urbanas. 

Continuar a ler

Cultura

Negro e Letícia Deozina mostram “Amor Diurno” na casa dos Coutos

Publicado

aos

Como parte das celebrações do centenário de Fernando Leite Couto, será realizado hoje, às 18h, o sarau “Amor Diurno – Sarau de Poesia” com a presença da renomada cantora e vocalista da Banda M’laio, Letícia Deozina, e do escritor e declamador Negro.

O evento destacará poemas extraídos do icônico livro Amor Diurno de Leite Couto, além de outras obras de autores diversos, proporcionando uma experiência enriquecedora para os amantes da poesia.

O sarau acontecerá em um ambiente intimista, permitindo ao público apreciar a profundidade e a beleza dos textos através das interpretações emocionantes de Letícia Deozina e Negro. A iniciativa é uma homenagem à influência duradoura de Fernando Leite Couto e uma celebração da riqueza da literatura e da poesia moçambicana.

Continuar a ler