Connect with us

Fast Food

As orações foram ouvidas, Hernâni e Sleam Nigger preparam “Pontas de Lança” segunda via

Publicado

aos

Já se passam 6 anos depois do último projecto musical “Pontas de Lança” que juntou Hernâni da Silva e Sleam Nigger. Algo que deixava os fãs desses artistas em um profundo choro.

As preces dos fãs que pediam por uma “Ponta de lança volume 2” ou algo novo para reactivar o fogo, foram ouvidas. Os artistas anunciam no dia de ontem a chegada de “Segunda Via” no dia 24 de Dezembro.

O anúncio feito até então, não traz detalhes como as faixas, hora de lançamento e nem local, porém tudo parece estar confirmado e gravado para ser entregue fisicamente no dia 24 do mês em curso.

O projecto “Pontas de Lança” teve início em 2014, mas por motivos profissionais e pessoais a saída desde trabalho vinha sendo adiada, segundo escreveu Hernâni em seu Blog em 2016 onde esclareceu que o nome Pontas de lança é devido ao amor que os dois sentem pelo desporto rei.

A colaboração deu origem a 15 faixas onde os artistas retratam a modo de vida da sociedade moçambicana, desde os mais felizes até aos tristes. As músicas que mais tiveram visibilidade foram “Banco de espera” com a participação de Dama do Bling e Mark Exodus, “Maquinaq” com Hot Blaze, “Mutxado”, “Alcoólatra”, “Vida Nocturna” e “Moz Maningue Nice” e participam ainda Duas Caras, Suky.

O álbum teve o seu lançamento no Maputo Shopping Center e foram vendidas mais de 600 cópias

Continuar a ler

Fast Food

Naguib Abdula: Estrela fora do país, mas ignorado pelas universidades em Moçambique

Publicado

aos

O artista moçambicano Naguib Abdula revelou no podcast Moz Pod a frustração de ser amplamente valorizado no estrangeiro, mas pouco reconhecido em seu próprio país.

“Farto de fazer palestras lá fora e aqui nunca me chamaram para nada. Sinto até ciúmes do Ayaz, que disse que sempre faz palestras nas universidades”, desabafou.

Apesar de já ter dado aulas em instituições de renome na Hungria, Lisboa e África do Sul, Abdula lamenta nunca ter sido convidado para palestrar em universidades moçambicanas.

Continuar a ler

Fast Food

Alcy disponibiliza “Caly” e o público pirateia o filme

Publicado

aos

O humorista moçambicano Alcy Caluamba, que recentemente lançou seu filme "Caly" nos cinemas, compartilhou em sua página do Facebook uma grande conquista: foi nomeado como melhor Actor do ano no Zikomo Africa Awards.

O actor e influenciador digital moçambicano Alcy Caluamba anunciou que disponibilizaria gratuitamente o seu filme de acção Caly por 72 horas, em comemoração ao primeiro aniversário da obra.

A estreia foi promovida nas redes sociais, com links para o site oficial do filme. No entanto, a iniciativa foi marcada por um episódio de pirataria, apenas algumas horas após o lançamento, cópias ilegais do filme começaram a circular em plataformas não autorizadas, prejudicando a estratégia de acesso controlado e gratuito.

Continuar a ler

Fast Food

Naguib Abdula: “Precisamos de uma CTA para a Cultura e não da lei de mecenato”

Publicado

aos

O artista moçambicano Naguib Abdula falou recentemente ao Moz Pod, onde destacou a necessidade de criar uma CTA (Confederação das Associações Económicas de Moçambique para as Cultura), capaz de apoiar os artistas de forma eficaz e profissional.

Segundo Abdula, é fundamental que as associações culturais sejam representadas e respaldadas, e que os investimentos em artes sejam buscados em casas de exposições, com financiamento de empresas obrigadas a apoiar a cultura, e não apenas através da lei de mecenato, que, na sua visão, é ineficiente e quase uma burla.

“O sector cultural só vai sair do analfabetismo funcional e da falta de profissionalismo que se observa em alguns departamentos quando tivermos pessoas com visão e competências a gerir a cultura”, afirmou o artista. Para Naguib Abdula, o futuro das artes em Moçambique depende de estruturas sólidas, claras e comprometidas com os criadores locais.

Continuar a ler