Connect with us

Fast Food

“Construindo com a música” o novo propósito do Ministério da Cultura

Publicado

aos

“Construindo com a música” o novo propósito do Ministério da Cultura

A Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, anunciou recentemente na cidade de Maputo, a chegada do programa “Construindo com a música”, que promete fortalecer as indústrias culturais e criativas no país.

Na cerimónia de lançamento do projecto, Eldevina Matrula explicou que com o projecto visa se contribuir para o desenvolvimento das indústrias culturais e criativas através do fortalecimento da indústria da música em Moçambique, influenciado

Segundo a Xigubo ficou a saber no local da realização do evento, os intervenientes do projecto acreditam que, podem impactar na vida social moçambicana em geral, fortalecendo as artes, uma vez que acreditam ser  um dos factores-chave na criação e activação de processos de inovação, crescimento e desenvolvimento do país inteiro, não só do sector da cultura.

Cecília Balestra, representante dos parceiros, afirmou que a música é um instrumento de transformação de sociedades e desenvolvimento socioeconómico, na Itália e em Moçambique, daí a importância de desenvolver uma série de programas de intervenção focados na formação e no apoio ao melhoramento curricular nas instituições públicas que leccionam cursos de artes.

“O programa irá garantir a criação de ecossistemas capazes de estimular a inovação e a criação de novas empresas e o crescimento das existentes no sector artístico-cultural nas províncias de Maputo, Inhambane, Zambézia e Nampula”.

“Construindo com a música” irá durar três anos e, embora a incidência seja em quatro províncias, garantiu a Ministra da Cultura e Turismo, que o impacto será visível em todo o país, pois os beneficiários directos, secundários e terciários serão providos de habilidades e competências para o desenvolvimento das suas actividades.

O projecto é uma iniciativa que une o Ministério da Cultura e Turismo, a organização não-governamental AGAPE ONLUS da Itália, em parceria com Comune di Milano, Milano Música e Diapason, e é financiado pela Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS).

Fast Food

Internautas acusam Trovoada de roubar barra de Kendrick Lamar para romper Epaitxoss

Publicado

aos

Recentemente, Trovoada foi chamado de fraco e lambe-botas por Epaitxoss One, por este apenas participar de batalhas internacionais no Rapódromo.

Em resposta a isso, Trovoada escreveu a seguinte barra em seu Facebook: “Não fale mentiras sobre mim, que eu não falo verdades sobre você”.

Porém, o que deveria ser uma ameaça ou resposta, tornou-se motivo de ataque ao rapper, pois alguns internautas afirmam tratar-se de parte da letra usada por Kendrick, rapper americano que recentemente lançou uma diss track “Euphoria” (música para insultar ou manifestar insatisfação contra outro rapper ou grupo) para Drake.

Com isso, a narrativa continua na expectativa de os envolvidos na polêmica terminarem em um combate.

Continuar a ler

Fast Food

Trovoada vs Epaitxoss: “Não fale mentiras sobre mim, que eu não falo verdades sobre você”

Publicado

aos

“Não fale mentiras sobre mim, que eu não falo verdades sobre você”, foi desta forma que O rapper e gladiador Trovoada Momed, começou a sua saga de respostas ao seu homólogo Epaitxoss One, depois do gladiador ter chamado-o “lambe-botas” e ainda ter dito que Shabba Wonder é melhor que ele.

Até então, Epaitxoss ainda se manifestou, mas também não se espera que o faça, pois já disse que aguarda um combate nacional contra todos os lambe-botas do RAPÓDROMO, para que possam mostrar trabalho e não só pular escadas para estar nas internacionais.

Já os seguidores de Trovoada e Epaitxoss, reagiram na espeança de que os dois gladiadores resolvam o mal-entendido no ringue. Uns têm a certeza de que Trovoada não reúna condições para um frente a frente conta o “Construtor de Campas”, outros acham que pode ser uma batalha equilibrada. Qual é a sua opinião?

Continuar a ler

Fast Food

Stewart Sukuma chora a morte de Moisés Mandlate, ícone da marrabenta

Publicado

aos

Numa publicação nas suas redes sociais, Stewart Sukuma, músico moçambicano, prestou uma homenagem a Moisés Mandlate, um dos mais importantes nomes da indústria musical do país. Mandlate, membro fundador da Orquestra Djambo e autor da icónica canção “Elisa Goma Saia”, é reconhecido como um dos criadores da marrabenta.

Sukuma compartilhou memórias de sua interação com Mandlate, destacando o momento em que compunha a música “Xitchuketa Marrabenta” e conheceu o músico que acabava de perder a sua única guitarra e como forma de mostrar respeito e motivar, entregou uma guitarra elétrica a Mandlate, que havia sido vítima de roubo.

Sukuma descreve Mandlate como uma fonte inestimável de histórias e conhecimentos sobre a música e a vida, lamentando a perda de oportunidades para aprender mais sobre a marrabenta directamente consigo.

O texto, fecha suas condolências à família enlutada, com um profundo agradecimento e um último adeus a Moisés Mandlate, cujo legado e contribuição para a música moçambicana serão lembrados e celebrados para sempre.

Continuar a ler