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Osvaldo Passirivo leva “Peregrino” ao 16 Neto

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Quando o sol nasce e ilumina a terra, a mente processa de forma consciente sobre as actividades e metas do dia, que obrigam o ser humano a deslocar-se de um ponto para o outro, sem se importar com o estado do tempo, tudo pelo seu bem estar e dos próximos.

Osvaldo Passirivo leva "Peregrino" ao 16 Neto

É nesta linha de pensamento que o bailarino e Coreógrafo Moçambicano Osvaldo Passirivo, apresenta no dia 30 do mês em curso no espaço cultural 16 Neto, pelas 19 horas o seu trabalho artístico, “Peregrino“, uma proposta de dança contemporânea, que aborda o processo de procura do ser humano, pelo seu bem-estar em todas as vertentes, uma vez que na vida são enfrentados vários desafios. 

Segundo o comunicado disponibilizado pela 16 Neto, nas suas redes sociais, a performance, foca-se nos miúdos que peregrinam a cidade com caixotes, sacos e baldes com alimentos, lixos e objectos com a finalidade de vendê-los para assim regressarem a casa com algo.

Osvaldo Passirivo de, começou a sua carreira como bailarino em 2002, tendo colaborado e participado em vários festivais e projetos nacionais e internacionais, como a peça “Resgate” da Associação Grupo de Canto e Dança Semana da Dança em 2009, onde participou na peça “Xithukulumukumba” do coreógrafo Idio Chichava, com o Milorhono Festival de África, Mandela Square em Joanesburgo, “Ele e Ela” de Macário Tome no (Projeto Pamoja/Culturarte) em 2014, dentre outros.

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Internautas acusam Trovoada de roubar barra de Kendrick Lamar para romper Epaitxoss

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Recentemente, Trovoada foi chamado de fraco e lambe-botas por Epaitxoss One, por este apenas participar de batalhas internacionais no Rapódromo.

Em resposta a isso, Trovoada escreveu a seguinte barra em seu Facebook: “Não fale mentiras sobre mim, que eu não falo verdades sobre você”.

Porém, o que deveria ser uma ameaça ou resposta, tornou-se motivo de ataque ao rapper, pois alguns internautas afirmam tratar-se de parte da letra usada por Kendrick, rapper americano que recentemente lançou uma diss track “Euphoria” (música para insultar ou manifestar insatisfação contra outro rapper ou grupo) para Drake.

Com isso, a narrativa continua na expectativa de os envolvidos na polêmica terminarem em um combate.

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Trovoada vs Epaitxoss: “Não fale mentiras sobre mim, que eu não falo verdades sobre você”

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“Não fale mentiras sobre mim, que eu não falo verdades sobre você”, foi desta forma que O rapper e gladiador Trovoada Momed, começou a sua saga de respostas ao seu homólogo Epaitxoss One, depois do gladiador ter chamado-o “lambe-botas” e ainda ter dito que Shabba Wonder é melhor que ele.

Até então, Epaitxoss ainda se manifestou, mas também não se espera que o faça, pois já disse que aguarda um combate nacional contra todos os lambe-botas do RAPÓDROMO, para que possam mostrar trabalho e não só pular escadas para estar nas internacionais.

Já os seguidores de Trovoada e Epaitxoss, reagiram na espeança de que os dois gladiadores resolvam o mal-entendido no ringue. Uns têm a certeza de que Trovoada não reúna condições para um frente a frente conta o “Construtor de Campas”, outros acham que pode ser uma batalha equilibrada. Qual é a sua opinião?

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Stewart Sukuma chora a morte de Moisés Mandlate, ícone da marrabenta

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Numa publicação nas suas redes sociais, Stewart Sukuma, músico moçambicano, prestou uma homenagem a Moisés Mandlate, um dos mais importantes nomes da indústria musical do país. Mandlate, membro fundador da Orquestra Djambo e autor da icónica canção “Elisa Goma Saia”, é reconhecido como um dos criadores da marrabenta.

Sukuma compartilhou memórias de sua interação com Mandlate, destacando o momento em que compunha a música “Xitchuketa Marrabenta” e conheceu o músico que acabava de perder a sua única guitarra e como forma de mostrar respeito e motivar, entregou uma guitarra elétrica a Mandlate, que havia sido vítima de roubo.

Sukuma descreve Mandlate como uma fonte inestimável de histórias e conhecimentos sobre a música e a vida, lamentando a perda de oportunidades para aprender mais sobre a marrabenta directamente consigo.

O texto, fecha suas condolências à família enlutada, com um profundo agradecimento e um último adeus a Moisés Mandlate, cujo legado e contribuição para a música moçambicana serão lembrados e celebrados para sempre.

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