No período de 19 a 23 de Setembro, o teatro Scala vai parar para apresentar o ciclo de Cinema Samora Machel, que vai alinhar 5 filmes que prometem reviver a história e a paixão do líder icônico, Samora Machel.
Segundo pode-se ler no portal Moz Entretenimento, com a entrada gratuita, este evento é organizado pela Fundação Samora Machel como parte das comemorações do nonagésimo aniversário de Samora Machel. “Ele foi mais do que um líder; ele foi um homem, um marido, um pai, um amigo, e mesmo que não esteja mais fisicamente conosco, seu legado continua a inspirar”, afirma a fundação.
Cada dia, a partir das 18h, será transportado para momentos cruciais da história de Moçambique com a exibição de cinco filmes notáveis. Entre eles estão “Nachingueia”, “Moçambique Independente”, “10 Dias Nas Zonas Libertadas”, “Ofensiva” e “25 de Junho, A Festa 10 Anos Depois”.
A cerimónia de abertura no dia 19 de Setembro começará com a projecção de “Nachingueia”. E, para encerrar este evento especial, no dia 23 de Setembro, a Fundação Samora Machel preparou a exibição de “25 de Junho, A Festa 10 Anos Depois”.
Além do Cine-Teatro Scala, a Fundação Samora Machel também planeja compartilhar esta jornada cinematográfica com as novas gerações em várias capitais provinciais do país. “Queremos transmitir às futuras gerações o quão recentemente lutamos para sermos donos de nosso destino, como Samora nos ensinou”, afirma a fundação.