Uncategorized
16 Cenas perseguido por organizar marcha por justiça

- Share
- Tweet /var/www/wptbox/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 67
https://xigubo.com/wp-content/uploads/2023/10/WhatsApp-Image-2023-10-16-at-00.06.09.jpeg&description=16 Cenas perseguido por organizar marcha por justiça', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Pin This Post">
“ Estou a espera da hora e local da marcha caso se confirme alguma batota como já estamos a antever. Não tenham medo!” escreveu o gladiador na sua conta do Facebook em reação aos resultados eleitorais que ameaçam mais um “acordo da paz “ entre o Frelimo e a Renamo e foi assim que tudo começou.
Por exercer um dos seus direitos que é a liberdade de expressão, 16 Cenas viu suas contas do Facebook e Whatsapp bloqueados. E não só: seu número telefónico.
Na noite de hoje (15.10) o militar recorreu a rede popular, Facebook para expressar sua aflição.
“Há dois dias todas minhas redes foram invadidas e plantaram lá publicações, isso até no Whatsapp. Desde a noite de ontem quando ligam para mim, dá número inexistente”. A sua preocupação não só se limitou às redes sociais, como também as contas bancárias.
Para finalizar, o gladiador, advertiu aos seus fãs, seguidores e o público em geral a reforçar sua atenção sempre que se fizerem as barracas ou outros aglomerados.

Uncategorized
Deltino Guerreiro conquista “Melhor Voz Masculina” pela segunda vez consecutiva no Ngoma

O cantor moçambicano Deltino Guerreiro foi distinguido com o prémio de Melhor Voz Masculina na edição de 2024 do Ngoma Moçambique, consolidando a sua posição de destaque na música nacional. A cerimónia de entrega dos prémios ocorreu na sexta-feira, 14 de março de 2025, na Galeria do Porto de Maputo.
Esta é a segunda vez que Deltino recebe este galardão, tendo anteriormente vencido na mesma categoria em 2016 com a canção “Eparaka”. Além disso, em 2015, foi reconhecido como Artista Revelação Masculina com a música “Okinkela”.
Natural de Montepuez, na província de Cabo Delgado, Deltino Guerreiro lançou recentemente o seu segundo álbum de estúdio, intitulado “Rokotxi”. O título refere-se a uma planta medicinal da região norte de Moçambique, simbolizando resiliência cultural e identidade nacional.
O Ngoma Moçambique é uma iniciativa da Rádio Moçambique que visa promover e valorizar a música e cultura moçambicanas, reconhecendo anualmente os artistas que se destacam no panorama musical do país.
Uncategorized
Boneca Barbie Humana sai em defesa de Neyma e Nelson Nhachungue

A apresentadora da TV Boneca Barbie Humana manifestou-se sobre o caso do casal Neyma e Nelson Nhachungue, que recentemente recebeu uma notificação do tribunal e teve bens penhorados devido a uma dívida.
Em suas redes sociais, Barbie pediu empatia e cautela ao falar sobre a situação, afirmando que ninguém está livre de ter pendências financeiras.
Lugar de Destaque
Ethale lança concurso “Conexões Positivas” para engajar jovens na luta contra o HIV/SIDA

No âmbito do Dia Mundial de Luta Contra o HIV e SIDA e da celebração do Vigésimo Aniversário do Plano do Presidente dos Estados Unidos para o Alivio da SIDA (PEPFAR), a Embaixada dos Estados Unidos da América em Moçambique, em parceria com a Ethale Publishing, anuncia o lançamento do Concurso de Narrativas Visuais “Conexões Positivas”.
A iniciativa incentiva jovens moçambicanos, entre 15 e 24 anos, a usarem as suas vozes e criatividade para combater o estigma relacionado ao HIV/SIDA e promover uma mensagem de inclusão, esperança e solidariedade.
O objectivo do concurso é mostrar, através de vídeos curtos, como as pessoas que vivem com HIV podem levar vidas saudáveis e realizadas, desafiando estigmas e preconceitos ainda profundamente enraizados na sociedade.
Os vídeos devem ser criativos, originais e impactantes, com uma duração de 30 a 60 segundos, e abordar temas como aceitação, apoio, cuidados, tratamento e qualidade de vida.
Além de publicarem os vídeos no grupo oficial do Facebook “Conexões Positivas”, os participantes devem incluir frases de impacto que resumam as suas mensagens, acompanhadas do lema: #UnindoVidasContraoHIV. Dois vencedores serão reconhecidos: o “Vídeo Mais Popular”, avaliado pelo público com base em interações, e o “Melhor Vídeo Temático”, escolhido por um júri técnico.
Ambos receberão um prémio pecuniário no valor de 30.000,00Mts e diplomas assinados pelo Embaixador dos EUA em Moçambique.
Mais do que um concurso, “Conexões Positivas” é um movimento para transformar narrativas e inspirar acções concretas. Os jovens são convidados a refletir e criar conteúdos que ajudem a construir uma sociedade onde todas as pessoas, independentemente do seu estado de seroprevalência, sejam respeitadas e incluídas.
Aos interessados, para mais informações, devem aceder ao regulamento disponível no grupo do Facebook “Conexões Positivas” ou entrar em contacto com a Ethale Publishing, com sede na Rua Bento Mukhesswane no 98 em Maputo e contacto: 258 84 136 66 64.